O controle econômico é o estudo dos eventos econômicos para verificar suas principais mudanças só utilizando dos melhores métodos de controle para assim aumentar a produtividade e gerar rentabilidade e lucro para a entidade controlada.
A controladoria é uma área da Ciência Contábil, correspondendo ao atual estágio evolutivo da contabilidade. A Ciência contábil é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro de atos e fatos da administração econômica.
A controladoria jurídica é o setor responsável pelo controle em uma série de atividades relacionadas à gestão da advocacia em um escritório jurídico. O setor atua a partir de critérios de padronização e parametrização dos procedimentos que deve ser aplicado a todos para organizar e evitar o conflito de informações.
O objetivo da análise econômica é obter informações sobre o custo da obra durante sua evolução em relação ao orçamento. A análise é feita através do comparativo do custo previsto até a data (medição acumulada) pelo custo real.
O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. ... Consequentemente, podemos dizer que a principal importância do controle gerencial é identificar eventualidades, bem como os responsáveis por elas, e agir na correção dos problemas.
Planeja, organiza e desenvolve planos econômico-financeiros e analisa informações contábeis e indicadores de performance para acompanhar projeções de faturamento, reduzir perdas e aumentar o lucro. Participa na definição de diretrizes em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa.
O profissional da área de controladoria é o responsável pela compilação e análise dos dados contábeis, econômicos e financeiros, que embasarão o planejamento e o desenvolvimento das ações de curto, médio e longo prazo nas empresas.
No cargo de Controller se inicia ganhando R$ 4.