A quebra dos gases CFCs é danosa ao processo natural de formação do ozônio. Quando um desses gases (CFCl3) se fragmenta, um átomo de cloro é liberado e reage com o ozônio. O resultado é a formação de uma molécula de oxigênio e de uma molécula de monóxido de cloro.
Como já foi dito, o clorofluorcarbono é um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio, a grande responsável por proteger os seres vivos dos raios solares. ... Com isso, o gás passa a apresentar uma reação que libera radicais livres de Cloro, que causa a decomposição do ozônio.
Podemos dizer que algumas das consequências do uso dos gases CFC para a atmosfera e para os seres vivos, são: O CFC (cloro flúor carbono) acaba destruindo a Camada de Ozônio, que nos protege dos raios nocivos vindos do Sol.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito estufa: 1. Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. ... Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, provocando também ondas migratórias.
De acordo com números do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da Camada de Ozônio, aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, provocados por catarata, surgem no mundo.
A camada de ozônio protege a vida na Terra. Ela filtra os raios UVs que chegam até aqui. Sem essa camada protetora a vida no planeta seria dizimada.
Utilizar papel reciclado e produtos reutilizáveis; Reciclar velhos frigoríficos ou unidades de acondicionamento do ar e certificar-se que estesnão emitem CFC´s para a atmosfera; Não utilizar aerossóis; Quando for ao supermercado utilizar e se possível reutilizar sacos bio degradáveis.
Para proteger a camada de ozônio, evite o uso de aerossóis ou sprays de qualquer forma, não compre isolamento e outros produtos feitos de CFC e evite andar de carro, ande de bicicleta em vez disso.
Entre as principais medidas sugeridas para evitar os efeitos da radiação ultravioleta para os seres humanos, estão:
A camada de ozônio, como dito anteriormente é uma camada que concentra cerca de 90% das moléculas de O3. Essa camada é essencial para a vida na terra, pois protege todos os seres vivos filtrando a radiação solar ultravioleta do tipo B.
O que você tem feito para preservar a camada de gás ozônio (O3)? Afinal, ela importa muito, porque a camada de ozônio protege todos nós, seres vivos. Isso porque o ozônio é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UVB) do Sol. Sem ela, os raios UVB podem acabar com várias formas de vida.
Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. ... O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
A camada de ozônio (O3) é formada por gases atmosféricos, que se encontram entre 20 km e 35 km de altitude, na estratosfera. Sua função prioritária na atmosfera terrestre é filtrar e impedir a passagem dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) para a superfície da Terra.
O Ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio, constituído por 3 átomos (O3), que possui as características como: gás instável, diamagnético, P.E. -112°C, à temperatura ambiente possui coloração azul e cheiro característico.
É uma camada do gás ozônio O3 formada há 400 milhões de anos que funciona como um filtro que absorve parte da radiação solar. Essa proteção bloqueia os raios ultravioletas, sem a proteção ocorreria à diminuição da fotossíntese e desenvolveria doenças, principalmente de pele.
A camada de ozônio é uma camada gasosa localizada na estratosfera que é composta pelo gás ozônio, o qual pode ser degradado pela ação de substâncias como os CFCs.
A função da camada de ozônio é proteger animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.
troposfera
estratosfera
Resposta. Resposta: Entre as camadas da atmosfera, a segunda mais próxima à superfície da Terra é a estratosfera, que fica a uma distância de 10 a 50 km da superfície. É nessa camada que está localizada a camada de ozônio, em uma altitude entre 20 a 35 km e com uma espessura aproximada de 15 km.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
Resposta. A camada de ozônio funciona como um escudo protetor que impede a passagem dos raios ultravioleta do Sol. Essa camada fica na estratosfera, de 25 a 30 km acima do nível do mar.
A principal causa da destruição da camada de ozônio é a reação química do CloroFluorCarbono ( CFC ) que esta presente em alguns aerosóis, solventes, ar condicionado e geladeiras. O CFC através da atuação com os raios ultravioletas, quebra as ligações do ozônio O3, destruindo a sua camada respectivamente.