A hemiplegia é uma alteração neurológica em que há paralisia em um dos lados do corpo e que pode acontecer como consequência de uma paralisia cerebral, doenças infecciosas que atingem o sistema nervoso ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo esta a principal causa de hemiplegia em adultos.
A paralisia muscular pode ser causada por doenças do próprio músculo ou do sistema nervoso, como danos nos nervos, medula espinhal, lesão do nervo ou lesão cerebral.
Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurónios corticais do lobo frontal para os neurónios motores da coluna vertebral e é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.
INTRODUÇÃO O paciente hemiparético é aquele onde após o Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) teve a sua marcha afetada causando uma redução ou imobilidade.
O padrão da marcha ceifante caracteriza-se pela diminuição da flexão e extensão dos membros inferiores, diminuindo a sua oscilação para frente e para trás, resultando em uma abdução exagerada do membro parético durante a fase de balanço16.
A marcha hemiparética, que é observada após o acidente vascular encefálico, apresenta velocidade menor, o membro inferior tem de fazer uma circundução para mover-se do solo, há espasticidade grande, e a musculatura encontra-se hipotrofiada.
A ataxia de Friedreich é caracterizada por dificuldades de coordenação dos movimentos, associada a outros sinais neurológicos (disartria, perda de reflexos, diminuição da sensibilidade profunda, pés cavus e escoliose), miocardiopatia e, por vezes, diabetes mellitus.
A diplopia binocular se refere ao sintoma de visão dupla causada por desalinhamento do eixo ocular dos dois olhos. Dos casos que se apresentam ao departamento de emergência (DE) com diplopia, a maioria é binocular, com as paralisias do nervo craniano (especialmente do sexto nervo) estando entre as causas mais comuns.