Na verdade, todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes e chuvosas. O calor faz com que os insetos e animais se proliferem mais, como escorpiões, mosquitos e moscas. As temperaturas mais altas facilitam a reprodução – o metabolismo é acelerado e as baratas chegam à maturidade sexual mais rápido.
Como eliminar as baratas?
As frestas atrás dos armários, o fundo da despensa e até o motor da geladeira são espaços quentinhos, abrigados da chuva e que protegem as criaturas de possíveis predadores. Além disso, têm alimento de sobra para a sobrevivência desses seres.
Em geral, abrem as asas quando estão assustados e, como o intuito de fugir, tentam voar. Talvez você acredite que ela voe em sua direção deliberadamente e que tenta te atacar, mas a verdade é que seu modo de voo é de forma perpendicular e sem controle.
Saiba onde mora o perigo! Por as baratas serem noturnas e gostarem de lugares quentes e úmidos, os esconderijos mais comuns dentro de casa costumam ser próximos à cozinha, atrás de armários, nas gavetas, embaixo da pia e em cantos escuros.
É difícil acreditar, mas a barata tem função muito importante: alimenta-se de restos de animais e faz reciclagem de matéria orgânica em decomposição. Por isso, é considerada a faxineira do planeta! Além disso, serve de alimento para pássaros, lagartos, cobras e outros bichos.
Uma barata pode viver sem a cabeça por semanas e só vai morrer por conta da fome. Naturalmente elas já aguentam muito tempo sem ingerir qualquer tipo de alimento ou água, e a respiração delas é feita através de espiráculos ao longo do corpo, então a falta da cabeça não influencia tanto.
Enquanto passeiam pela casa, contaminam alimentos expostos caso tenham contato. As baratas carregam consigo bactérias e germes que podem causar doenças como infecção do trato urinário, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e problemas digestivos.
Quando um inseto entra no ouvido pode provocar bastante desconforto, gerando sintomas como dificuldade para ouvir, intensa coceira, dor ou a sensação de que algo está se movendo.
Segundo o especialista, o tratamento deve ser feito com a lavagem do ferimento com água e sabão. Em casos mais intensos, uma pomada com antibiótico pode ser receitada. Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos.
Dermatites - a principal forma de transmissão é pelo contato direto do inseto com a pele humana. Ao entrar em contato com nossa pele a barata passa uma substancia irritante provocando a alergia. Os sintomas são coceira, vermelidão e formação de bolhas na pele.
Sim, as baratas conseguem sobreviver sem cabeça por até um mês. Isso porque elas podem ficar bastante tempo sem comer ou ingerir água. Além disso, as estruturas vitais das baratas ficam espalhadas pelo abdômen e, caso percam a cabeça, um gânglio nervoso no tórax desses insetos passa a coordenar seus movimentos.
Conheça algumas doenças que são transmitidas pelas baratas:
A cólera é uma infecção diarreica aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae. Contudo, é mais comum em países menos desenvolvidos e se espalha por meio de alimentos e bebidas estragados. Dessa forma, as fezes de baratas nesses alimentos podem fazer com que as bactérias entrem no corpo das pessoas.