Conheça 5 bebidas para substituir o refrigerante
Isso quer dizer: quem consome refrigerante todos os dias pode desenvolver doenças hepáticas, cardíacas, AVC, câncer no pâncreas e osteoporose. O nível de açúcar e a acidez dos refrigerantes também prejudicam o esmalte dos dentes, e em casos mais graves pode gerar um abscesso dentário, que é uma infecção.
A Coca-Cola tem ingredientes químicos que fazem um trabalho semelhante ao ácido gástrico para ajudar a digestão da fibra, enquanto as bolhas ainda ajudam a acelerar o processo.
Por que dizem que a Coca-Cola é o pior refrigerante quando comparado com os outros (Fanta, Sprite ou Guaraná, por exemplo)? Porque ele é o menos saudável,mais açucarado e nada natural.
Essas duas bebidas são seguras, independente se consumidas isoladas ou junto a uma refeição. O valor calórico do guaraná é baixo enquanto o refrigerante de guaraná e o Guaravita têm valores calóricos muito similares, mas quantidades bem diferentes de sódio e ainda “seguras” de sódio.
Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia. Se a grávida tomar 2 xícaras de café em um dia, já não pode ingerir mais cafeína.
Coca-Cola
O Guaraná Antarctica anunciou nesta quinta-feira (5) o Natu, nova variante do refrigerante que promete uma versão feita somente com ingredientes naturais e sem qualquer presença de açúcar, corantes artificiais, conservantes e até sódio em sua fórmula.
caramelo IV
Porém, além da cor desejada, o corante gera também subprodutos prejudiciais à saúde. Estudos feitos pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos mostraram que o 4-Metilimidazol (4-MI), um desses subprodutos, pode causar câncer de pulmão, fígado, tireóide e leucemia.
Corante caramelo é um colorizante de cor variante entre âmbar a marrom escuro, atualmente o mais utilizado pela indústria alimentícia para conferir, ressaltar ou restaurar a cor de produtos. Além de conferir coloração, altera a percepção de aromas.
Isso porque um dos corantes vermelhos mais usados nas comidas - o carmim - é feito de insetos esmagados. Os bichinhos usados para fazer esse corante são chamados cochonilhas e são nativos da América Latina, onde vivem em cactos.
O corante carmim consumido no Brasil é importado do Peru. Bilhões de cochonilhas são mortas para produzir o corante carmim. Setenta mil fêmeas de cochonilhas são mortas para se obter meio quilo desse corante.
"O corante natural que gera a cor carmim e as tonalidades vermelhas vem de um inseto chamado cochonilha, que dá em uma espécie de cacto peruano. Os insetos são esmagados e o corante é extraído com amônia.
O carmin é normalmente utilizado em embutidos para dar cor vermelha à carne de porco e para corar as tripas. Utiliza-se em bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, geleias, marmeladas, iogurte, etc.
Significado de Cochonilha substantivo feminino Nome dado aos insetos hemípteros da família dos coccídeos, muito perniciosos às plantas cultivadas. (Uma espécie mexicana forneceu durante muito tempo um corante, o carmim.). O mesmo que cochinilha.
Cochonilhas são pequenos insetos parasitas originários do México. Estes insetos pertencem à ordem Hemiptera e são conhecidos por atacarem plantações causando muitas perdas agrícolas. São encontrados em aglomerações nas folhas, frutos, ramos e raízes das mais diversas plantas.
Principais sintomas
Responsável por colorir doces, bebidas, cereais, iogurtes e laticínios, o corante artificial amarelo tartrazina é responsável pelo maior número de reações alérgicas entre os pigmentos. “Pessoas sensíveis a ele podem ter urticária, erupções na pele, vermelhidão e até choque anafilático”, diz Cinthia.
Cúrcuma/açafrão A cúrcuma é conhecida como um potente anti-inflamatório por um bom motivo: seu ingrediente ativo, a curcumina, tem sido associada à redução de sintomas de muitas doenças causadas pela inflamação e pode ainda ajudar a minimizar o inchaço e a irritação causados pela rinite alérgica.
Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma.
Efeitos colaterais do açafrão
Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, e também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc. A versão em pó também pode ser utilizada em sucos. Por ser um pó, não é bom consumir o açafrão a seco, polvilhado na salada, por exemplo.
Mas tenha cuidado, o açafrão pode fazer maravilhas em seu rosto....Receita: