Bissinose é uma doença pulmonar causada pela poeira das fibras de algodão, de linho ou de cânhamo. Seu tratamento é feito através de remédios que promovam a dilatação das vias respiratórias, como o Albuterol, que pode ser administrado com o auxilio de um inalador.
A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.
A siderose é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas de ferro, seja por poeira ou fumaça. Esta condição é uma forma de pneumoconiose, um termo geral frequentemente usado para se referir a doenças pulmonares causadas pela inalação de partículas de poeira mineral.
Baritose é uma pneumoconiose, doença ocupacional do pulmão, causada pela exposição prolongada ao pó de bário, geralmente sulfato de bário.
Nas hemorragias, o sangue não coagula rápido o suficiente, resultando em um sangramento contínuo ou excessivo. Nos distúrbios de coagulação, o sangue coagula muito rápido e pode resultar na formação de coágulos nas veias ou artérias.