Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, de acordo com a cultivar e o clima, mas sempre em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o calor e a umidade ambientais, mas não tolera encharcamentos.
Pèrègún é utilizado medicinalmente em banhos e chás para reumatismo. Peregum, Você é dono de um corpo excitado.
Em banhos ou bate folhas usados para purificar os ambientes e afastar de espíritos obsessores, trevosos e vampirizadores. As ervas poderão ser enviadas secas ou frescas dependendo da disponibilidade do estoque!
Sendo uma planta muito conhecida da população rural, a folha-de-fogo é, também, utilizada medicinalmente contra palpitações do coração, afecções das vias urinárias e do aparelho genital, sífilis, erupções cutâneas, feridas rebeldes, moléstias da pele em geral e coceiras.
O chá de folhas de cana, secadas à sombra, é auxiliar para curar aftas dos lábios e da boca. É também auxiliar para acalmar dores e sintomas ligados à menopausa feminina.
Para tratar sintomas de gripes e resfriados, como tosse e dor de garganta, o chá de alfavaca também pode ajudar bastante. Isso porque ele tem propriedades expectorantes (ajuda a eliminar mucos e secreções pela via respiratória) e substâncias anti-inflamatórias que ajudam a amenizar possíveis desconfortos da doença.
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.
Para preparar um chá de alecrim seco você precisa de 50 gramas de alecrim seco e de 2 litros de água. Adicione o alecrim em uma canela com água fervendo pelo menos 5 minutos. Pode reservar num recipiente e colocar na geladeira para outros dias.
Contraindicações. O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.
Efeitos colaterais do chá de alecrim O consumo de chá de alecrim pode causar reações alérgicas, distúrbios gastrointestinais, contrações uterinas, vermelhidão na pele, distúrbios hemorrágicos e até mesmo convulsões, principalmente se consumido em grandes quantidades.
Inclusão da planta na alimentação traz melhoras nas defesas do coração. Um famoso ingrediente de pratos e perfumes poderá, no futuro, ajudar o tratamento de vítimas de infarto do miocárdio.
Alecrim para o coração "Vimos que o alecrim diminuiu a oxidação de lipídeos e melhorou as defesas antioxidantes, atuando nas enzimas glutationa peroxidase, superóxido dismutase, melhorando assim o estresse oxidativo cardíaco", explica Bruna.
A insuficiência cardíaca é chamada de Doença do Coração Fraco pois, após sofrer com algum tipo de doença, como o infarto e, caso o paciente sobreviva, o órgão precisará se esforçar mais para realizar a sua função de bombear o sangue.