Se atritarmos uma bexiga com os cabelos ela se eletrizará, pois a bexiga é um material isolante e se eletriza por atrito. É importante ressaltar que para se conseguir uma boa eletrização, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos.
Na questão onde se atrita o balão nos cabelos ocorreu o processo de eletrização por atrito, o que aconteceu nessa experiência foi que quando a pessoa atritou o balão de borracha nos cabelos houve uma transferência de elétrons entre os dois objetos deixando o balão e o cabelo eletricamente carregado, um ficou com cargas ...
E o responsável por isso é a chamada energia estática. Esse fenômeno acontece quando ocorre um desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo, deixando-os em pé.
A explicação está na física. O efeito estático aparece quando há um desequilíbrio iônico no cabelo. Basicamente, isso pode acontecer por causa do atrito da escova ou por causa do calor do secador, que criam eletricidade positiva nos fios. Os cabelos se repelem mutuamente e ficam em pé!
É muito comum levar um choque ao encostar no carro. As mulheres conhecem bem outro efeito de energia estática: o cabelo arrepiado. O acúmulo de carga vai para a ponta dos cabelos. Como as cargas têm o mesmo sinal, elas se repelem e o cabelo fica arrepiado.
Eletricidade estática é a definição dada ao excesso de cargas elétricas em um corpo, estando essas cargas em repouso. Quando as cargas em excesso estão em movimento, temos a eletricidade dinâmica. A área da Física que estuda os fenômenos associados à eletricidade estática é a eletrostática.
Isso acontece devido à eletricidade estática que, além de provocar choquinhos entre as pessoas, é a mesma que faz os cabelos arrepiarem e as bexigas “colarem” como passe de mágica nas paredes, por exemplo. Esse fenômeno é provocado por um desequilíbrio entre as cargas positivas e negativas presentes nos objetos.
Mediunidade e a estática Isso porque sabemos que pessoas em desequilíbrio espiritual tendem a perder energia ou acumulá-la demais, o que gera sintomas como os choques recorrentes.