Presente em grande parte dos animais, a boca é uma cavidade oral, o primeiro órgão do sistema digestivo, que também faz parte do sistema respiratório. É pela boca que os alimentos entram e são mastigados para depois serem digeridos.
Mucocele (bolha na boca): o que é, como identificar e tratamento. A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha, que se forma no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.
Ranulas é mais provável produzir sintomas significativos devido a seu lugar. Se o mucocele rompe, pode conduzir a uma área rasa da erosão que é associada com a dor suave. Curar é geralmente rápida. Em alguns pacientes, a lesão pode durar mais por muito tempo, e foi relatada rara a dura por até três anos.
É comum as pessoas tentarem estourar a mucocele a primeira vez que aparece, porém nas recidivas o ideal é serem retiradas em consultório odontológico, de preferência biopsiadas. Não te aconselho romper a mucocele, pois você pode causar sérios problemas, infecções entre outros.
O tratamento do herpes labial pode ser feito usando remédios antivirais como Aciclovir ou Valaciclovir, que podem ser usados em pomadas ou comprimidos, que ajudam a diminuir a replicação do vírus no corpo e a curar as bolhas e feridas.
O tratamento para o cisto dentígero é cirúrgico e pode ser através da enucleação ou marsupialização, que é escolhido pelo dentista dependendo da idade da pessoa e tamanho da lesão. A enucleação normalmente é o método de escolha do dentista e corresponde à remoção total do cisto e do dente incluso.
Quando localizado em um dente, o cisto é conhecido por ser uma cavidade revestida de tecido epitelial, em que se acumula um líquido com bactérias e células mortas. Essa cavidade, que se forma na estrutura dentária, possui paredes grossas e resistentes, podendo crescer e se espalhar.
O cisto maxilar normalmente deve ser removido cirurgicamente, porém além da lesão em si, deve-se avaliar se há um agente causador, ou elemento dental envolvido. Nesse caso avaliar a necessidade de remoção ou tratamento do mesmo.
RESUMO: O cisto mucoso de retenção é uma lesão caracterizada pelo aumento volumétrico de líquido nos tecidos após uma obstrução parcial ou completa do ducto excretor glandular, o que provoca retenção da secreção e dilatação ductal.
Geralmente cisto de retenção em seio maxilar são assintomáticos e, muitas vezes, achados incidentais nos exames. Geralmente não é necessário fazer intervenção cirúrgica, apenas acompanhamento, salvo em situações em que o cisto possa estar relacionado com alguma sintomatologia.
O cisto dentígero é uma lesão ósseo-destrutiva, classificada como cisto odontogênico de desenvolvimento. Caracteriza-se pelo acúmulo de fluido entre a coroa e o epitélio reduzido do órgão do esmalte, causando aumento do folículo que envolve a coroa de um dente não irrompido.
Cisto mucoso é uma bolha fina e cheia de líquido no interior da boca. Também chamado de mucocele, essa bolha é inofensiva e indolor, afirma o National Institutes of Health (NIH). Porém, pode incomodar, porque você sente um caroço na boca.
Por isso, se você encontrar uma ferida bem suspeita na boca, visite quem mais entende do assunto. "O profissional mais capacitado para avaliar essas condições é o cirurgião-dentista e especialista em estomatologia". Procurar um dentista regularmente é fundamental para o diagnóstico precoce e controle dessas lesões.