Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. ... As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil. Além disso, elas também podem ter uma utilidade prática: completar o que falta na natureza.
A diferença entre arte e estética se dá pelo fato de estética servir como parâmetro de belo para fundamentar a arte. A arte pode ser encontrada em todo o lugar , uma vez que trata - se de uma forma de comunicação por meio de expressões artísticas e culturais.
Tal como Platão, o escritor associava o belo ao bom (tudo o que é belo é bom, reverberava Platão, que tinha um conceito ideal da beleza). ... Já Aristóteles – que esquadrinhou a ciência, a retórica e a poética para a eternidade – buscou, no trato da beleza, a unidade dentro da variedade.
O belo é um conceito relacionado à determinadas características visíveis nos objetos (ou seres). Historicamente, é o fruto maior da estética clássica, grega e romana. Foi desenvolvido pelos filósofos gregos e exemplarmente demonstrado em suas escultura, arquitetura e pintura.
A arte e' uma das formas que o homem encontrou para filosofar com seus sentimentos. Uma obra é arte se, e só se, exprime sentimentos e emoções do artista. A filosofia da arte é, por sua vez, formada por um conjunto de problemas acerca da arte, para a resolução dos quais concorrem diferentes teorias.
A Filosofia da Ciência é o ramo que reflete e questiona a ciência e o saber científico. A Ciência se ocupa de problemas específicos dos fenômenos naturais enquanto a filosofia se encarrega de estudar os problemas gerais. No entanto, em última análise, o estudo de ambos não é contraditório e sim complementário.
Um dos discursos que mais usamos no cotidiano é aquele que trata sobre a Beleza. Algo é mais ou menos belo de acordo com a proximidade que essa coisa tiver da Beleza em si, a Beleza do mundo das ideias. ... Platão diz que a Beleza absoluta é o brilho ou esplendor da verdade.
Para os filósofos idealistas - cuja tradição começou na antiguidade com o filósofo grego Platão -, a beleza é algo que existi em si, é objetiva. De acordo com a teoria Platônica, a beleza seria uma forma ideal que subsistiria por si mesma, como modelo, no mundo das ideias.
A estética Empirista diz que a Beleza faz parte de tudo que dê prazer. Tudo que a nossa vista, ou qualquer sentido possa nos despertar alegria ao ver ou ouvir ou sentir. A Beleza é o prazer das coisas... ... E o enteresse vem da afeição de sua beleza seja visual ou qualquer tipo.
Ter gosto, em Filosofia, pode significar, basicamente, duas coisas: ter gosto é ser capaz de julgar racionalmente, livre de preconceitos, uma manifestação artística e ter gosto é ser capaz de usufruir esteticamente de uma obra artística, mesmo sem arcabouço teórico que discrimine a boa arte da arte ruim.
Ter gosto é ter um sentimento agradável, é algo que dá prazer a você independente da opinião dos outros, é algo que faz parte de sua ideologia e você pode até passar a não gostar depois, mas se gosta, isso faz parte de você.
Nesse sentido, ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. É deixar que cada uma das obras vá formando o nosso gosto, modificando-o. ... Assim, a educação do gosto se dá dentro da experiência estética, que é a experiência da presença tanto do objeto estético como do sujeito que o percebe.
Explicação: De fato, se nossos gostos alguma vez nos desencaminham, isso ocorre porque nosso corpo não está em seu estado natural, porque nossos sentidos foram corrompidos por uma dieta ruim ou porque as comidas foram preparadas de modo artificial, disfarçando sua verdadeira natureza.
Ou infecções nas vias aéreas superiores, enxaqueca, diabetes, problemas na tireoide, doenças do refluxo gastroesofágico e distúrbios alimentares. A alteração de paladar é um sintoma bastante frequente também nas pessoas com halitose, embora nem sempre a sensação de gosto ruim é acompanhada de alterações no hálito.
Mas aqui vai a boa notícia: sim, é possível "reprogramar" nosso paladar para escolher alimentos mais saudáveis. Isso requer, no entanto, um pouco de esforço. Segundo a nutricionista, nossas papilas gustativas se adaptam muito bem à nossa dieta, o que significa que é possível treiná-las com o tempo.
Dicas de treino do seu paladar
Água à temperatura ambiente é uma excelente solução para limpar o palato e a língua. Beba um pouco de água ou faça um bochecho, depois engula ou cuspa. A água muito quente ou muito fria é menos eficiente para neutralizar as partículas residuais de comida, que estão sempre influenciando o paladar.
9 dicas para fugir do paladar infantil e variar o cardápio
Algumas dicas que podem ajudar a criança a ter uma alimentação mais saudável e variada são:
Como acabar com o ciclo de recusa alimentar?
As papilas gustativas do seu bebê começaram a se formar quando ele ainda estava no útero. Entre 7 e 8 semanas de gestação, as primeiras células gustativas aparecem. Então, entre 13 e 15 semanas, as papilas gustativas já amadureceram e são reconhecíveis.
Fazer do horário da refeição um momento tranquilo e de prazer. Variar os alimentos e procurar oferecer preparações saborosas. Colocar diversos alimentos no prato para proporcionar mais opções. Montar um prato com apresentação atraente para que a criança se sinta motivada a comer.