Numa mordida normal os dentes em oclusão (dentes cerrados) devem tocar uns nos outros de uma forma corretamente alinhada (dentes superiores com os dentes inferiores). Caso tal não aconteça estamos perante uma maloclusão.
De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior.
É tudo uma questão de jeitinho, porque se for de qualquer jeito você pode quebrar alguma peça do aparelho. Mito. É comum sentir um pouco de dor no início por não estar acostumado com o tratamento, pois de fato é aplicada uma força que será responsável pela movimentação dos dentes.
A correção da mordida profunda (ou sobremordida) pode ser efetuada através de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário. O aparelho ortodôntico para corrigir a mordida profunda, pode ser fixo aos dentes (aparelho fixo), ou não fixo (aparelho móvel ou removível).
Em casos assim, o aparelho dentário transparente pode ser a melhor solução para ajustar o alinhamento da arcada dentária e corrigir a oclusão — afastando, inclusive, outros problemas futuros e preservando a sua saúde bucal e geral.
O tratamento da mordida aberta em adultos já passa normalmente pelo uso de aparelho ortodôntico fixo, podendo ser ou não um aparelho autoligado, e associado ou não com elásticos intermaxilares. O tempo de utilização do aparelho pode ser muito variável, consoante o tipo e severidade da mordida aberta.
Os levantes de mordida são muito importantes para o tratamento ortodôntico. Eles propiciam o "desengrenamento" das arcadas superior e inferior, o que facilita o movimento dos dentes e permite que as peças da parte inferior sejam coladas já nas primeiras consultas.
No caso da restauração dental feita de resina, por exemplo, o tempo de duração pode ser de 3 a 10 anos. Já a restauração de porcelana diminui um pouco mais as chances de desgaste, prolongando o tratamento por até 13 anos.
Olá ! Você pode sim fazer o clareamento caseiro após tirar o aparelho . Hoje em dia existem géis clareadores com tempo mais curto de uso , assim você não precisa mais dormir com a moldeira . Com até duas horas de uso já consegue um efeito desejado .
Os aparelhos fixos precisam ser alterados a cada 4 a 10 semanas, dependendo da fase do tratamento. Já os alinhadores precisam de um controle mais frequente no início, mas depois podem ter o controle feito a cada 2 ou 3 meses, caso o paciente se adapte a fazer a troca em casa.