O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal.
1981 – Pilot. A Apple e a Microsoft estavam fazendo grandes progressos com seus softwares, mas foi a Xerox que lançou o primeiro sistema operacional com interface gráfica. A empresa criou o mouse e lançou o Xerox Star para oferecer uma experiência completa para o consumidor.
distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T ciaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computação. É possível afirmar que mais de 90 porcento dos SOs atuais foram influenciados de alguma maneira pelo Unix.
Como tudo começou. No início, na época dos grandes mainframes, você precisava carregar o computador com toda a programação que iria utilizar. O primeiro sistema operacional realmente funcional foi o GM-NAA I/O, da General Motors, criado para funcionar no IBM 704.
Microsoft
1985
Microsoft Windows
A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subseqüente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. ... Somente o MSDOS era produzido pela própria Microsoft.
O Windows não foi inovador, foi uma cópia de um sistema desenvolvido pela Apple, que, por sua vez, foi uma melhoria do sistema da Xerox. A dupla Steve Jobs e Steve Wozniak criaram o Lisa, sistema operacional baseado na interface gráfica da Xerox. A Xerox era uma empresa de médio porte da época.
Os sistemas operacionais mais comuns que existem para computadores e que o mercado oferece são: Microsoft Windows, Mac OS X e Linux.
Dessa maneira, o Windows 10 pode ser considerada uma opção de sistema operacional também para empresas, pois vem apresentando recursos versáteis e ainda outras novidades interessantes são aguardadas pelos usuarios da Microsoft para o Windows 10.
O Windows 10 Lean pode ser uma alternativa do sistema operacional da Microsoft para dispositivos com pouco espaço. A versão mais limpa e simples dispensaria uma série de ferramentas avançadas, aplicativos e recursos para se adaptar a 16 GB de memória.