Explicação:As dobras e falhas são fenômenos geológicos originados de ações tectônicas, que ocorrem no interior da Terra. Tem como origem os movimentos de pressões horizontais (laterais), que ocorrem num terreno de estrutura sedimentar, provocadas pelas placas tectônicas.
Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos. ... Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina.
Durante a deriva das placas acontecem colisões ou afastamento entre elas, e são justamente tais movimentos que produzem os falhamentos e os dobramentos. Os falhamentos surgem a partir de pressões verticais ou inclinadas, geralmente ocorrem em áreas de rochas rígidas, de origem cristalina.
Resposta. Esse agente é o tectonismo, que está em constante ação. Nas falhas há derrame de lava, isso explica que é um agente interno modelador.
Uma cordilheira é uma área geográfica definida por um conjunto de montanhas relacionadas geologicamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.
A cordilheira surgiu em resultado de um choque ocorrido entre duas placas tectônicas: há milhões de anos, a placa de Nazca moveu-se em direção à placa sul-americana, dando origem às elevadas montanhas que hoje formam a cordilheira dos Andes.
Significado de Cordilheira substantivo feminino Grupo de montanhas; conjunto vasto de montanhas que se forma como resultado dos movimentos da crosta terrestre (ação orogênica). ... Etimologia (origem da palavra cordilheira).
As cadeias de montanha, também conhecidas como cordilheiras são formadas através do movimento das placas tectônicas no decorrer de milhões de anos.
Resposta: As grandes cadeias montanhosas surgiram por acção das placas tectónicas, e em áreas de colisão de placas. A cordilheira dos Himalaias surgiu com o choque das placas tectónicas da Ásia com a India. A cordilheira dos Andes foi formada do choque da placa sul-americana com a placa do Pacífico.
Entre as principais cordilheiras do mundo, destacam-se: Cordilheira do Atlas, Drakensberg, Hoggar (África), Cordilheira dos Andes, Apalaches, Montanhas Rochosas, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar (América), Altai, Alpes japoneses, Montanhas de Akaishi, Montanhas de Hida (Ásia), entre outras.
Depressões são unidades de relevo normalmente rebaixadas. Possuem altitudes que variam entre 100 m e 500 m e costumam ser classificadas em relativas e absolutas.
Em resumo, as depressões são áreas rebaixadas (planas ou côncavas) formadas, sobretudo, pelos processos de erosão e intemperismo (ação dos ventos e da água). Um exemplo de depressão são as bacias sedimentares e as crateras de vulcões, donde as altitudes são mais baixas que seu entorno.
A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água (intemperismo) e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.
Depressões são formas de relevo rebaixadas que se formaram a partir de um longo processo de erosão. Geralmente apresentam inclinações e localizam-se entre planícies e planaltos. Depressões configuram uma unidade de relevo que possui área mais baixa em relação às áreas que estão em suas margens.
O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.
Vale – é uma espécie de planalto entre duas montanhas ou colinas. Trata-se, na realidade, de uma depressão alongada da superfície terrestre entre duas vertentes, com forma inclinada e alargada. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.
As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos. As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. ... As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas.
Vales famosos
É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos. O nível de sal nas águas do Mar Morto encontra-se próximo aos 35%, sendo muito superior à média dos outros mares e oceanos, que costumam ter um grau de salinidade em torno de 5%.