Para participar do processo seletivo de ingresso no próximo ano o candidato precisa acessar o Portal Institucional e fazer sua inscrição até o dia 21 de dezembro de 2020.
A UFT realiza dois vestibulares tradicionais por ano. O primeiro ocorre em maio, para ingresso no segundo semestre, e o segundo em outubro, para ingresso no primeiro semestre.
IFTO — Instituto Federal do Tocantins.
Técnicos
Como fazer um curso técnico Você pode fazer o curso técnico integrado em institutos federais, por exemplo, e pesquisar por escolas do seu estado que disponibilizam essa formação. Já o técnico concomitante pode ser feito em diferentes instituições técnicas de ensino.
Ensino Médio se refere ao ensino instituído em uma escola regular, enquanto ensino técnico é aquele em que existe a oferta de um diploma pelo Ministério da Educação (MEC), com cargas horárias específicas, assim como estágios inclusos.
Oferecido em instituições estaduais, federais e privadas, Ensino Médio técnico pode facilitar a adaptação a certos cursos superiores e ser uma forma mais rápida de ingressar no mercado de trabalho. ... Há desde cursos direcionados à atuação na indústria até aqueles voltados à produção cultural e a serviços sociais.
Entre as vantagens de fazer um curso técnico, estão as mensalidades acessíveis e a duração breve dos cursos. ... A principal diferença entre o curso técnico e o curso superior é que o ensino técnico propõe um estudo prático e uma formação mais rápida, com a necessidade de um investimento menor.
Os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para que os jovens busquem o primeiro emprego. Com uma qualificação técnica, é mais provável que o estudante comece a trabalhar mais cedo. ... Para aqueles que já estão empregados, essa modalidade de ensino também pode servir como uma oportunidade de recolocação.
Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.
O curso técnico é uma formação de nível médio. Já o curso de tecnólogo é uma graduação de nível superior. Além do nível de escolaridade, os cursos técnicos e de tecnólogo diferem em três principais aspectos: Duração: um curso técnico pode durar apenas alguns meses ou mais de 3 anos.
Diferenças dos cursos técnicos e profissionalizantes Uma das principais diferenças é o caráter oficial apresentado pelo curso técnico, principalmente por essa modalidade exigir o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), enquanto os profissionalizantes são cursos livres, não necessitam dessa “autorização”.
A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os dois. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.
Por isso, se você deseja começar a trabalhar o quanto antes ou se deseja conhecer mais sobre a profissão para entrar na universidade futuramente, o curso técnico pode ser uma boa opção. Por outro lado, a faculdade oferece cursos de graduação que devem ser feitos exclusivamente após a conclusão do Ensino Médio.
Também conhecido como curso de tecnologia, o tecnólogo é um curso de nível superior que prepara profissionais para desempenhar determinadas funções no mercado profissional. A graduação tecnológica tem como principal vantagem a sua curta duração, sendo concluído em um período entre dois e três anos.
A principal diferença entre as duas modalidade de ensino é o nível de escolaridade. Enquanto o tecnólogo é uma graduação de nível superior - ou seja, uma faculdade -, o curso técnico tem formação de nível médio. O estudante que opta pela educação técnica pode ainda estar cursando ou já ter terminado o Ensino Médio.
Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.
A palavra “graduação” está relacionada ao ensino superior e pode ser entendida como “título universitário recebido por um indivíduo”. A graduação é o nível de ensino que vem após o Ensino Médio, quando o aluno conclui a Educação Básica.
Existem diversas categorias de diplomas disponíveis para estudantes de nível superior: Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo, além dos programas de especialização e pós-graduação, tais como mestrado e doutorado. A obtenção de um desses pode levar de 2 a 8 anos, dependendo do nível do grau e do campo de estudo.