A base do triângulo mede 12 cm, contudo, não temos a medida da altura. Entretanto, sabemos que ela coincide com a mediana. Desta forma a altura irá dividir a base em dois segmentos iguais, ou seja 12:2 = 6.
É mais fácil determinar a área de um triângulo retângulo isósceles (dois lados iguais e um ângulo de 90°). Você pode usar um dos lados menores como a base e o outro como a altura. Agora, a fórmula A = b * h / 2 vai ficar simplificada como s2 / 2, em que s é o comprimento de um dos lados menores.
Definição: Um triângulo é isósceles, se, e somente se, ele tem 2 lados iguais. Obs.: Entende-se, nessa definição, que o triângulo tenha pelo menos dois lados iguais. ... É claro que um triângulo retângulo pode ter os catetos de mesma medida; trata-se de um triângulo retângulo e isósceles.
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).
Hipotenusa, cateto oposto e cateto adjacente
Finalmente vamos juntar tudo que aprendemos para calcular seno ou cosseno de qualquer ângulo....Cálculo de seno ou cosseno para qualquer ângulo
tg(90) = 1/0. Sabemos que não existe divisão por zero. Portanto, podemos concluir que não existe tangente de 90º.
Note que o eixo das tangentes tangencia o círculo trigonométrico, daí o seu nome. ... Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.
As retas onde a função tangente não existe, ou seja, são chamadas de assíntotas.
Tabela Trigonométrica
Tangente é uma função trigonométrica calculada a partir da divisão entre os catetos oposto e adjacente de um triângulo retângulo. Triângulo retângulo nada mais é do que uma figura geométrica com três ângulos internos e composto de catetos (menores lados) e hipotenusa (maior lado), conforme ilustração ao lado.