Etapas do Processo
Se a CNH está bloqueada devido à penalidade de suspensão do direito de dirigir, é necessário respeitar o prazo de suspensão. Além de cumprir o período estipulado, o condutor deve passar pelo Curso de Reciclagem. Ao finalizar as 30 horas-aula desse curso, é necessária a aprovação na avaliação final.
Os condutores com CNH suspensa que tiverem perdido o documento ou queiram adicionar ou mudar de categoria, após o cumprimento da penalidade e com a situação regularizada, poderão solicitar a segunda via através dos canais digitais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br e app Poupatempo Digital).
É possível suspender CNH por dívida, reafirma 3ª Turma do STJ. É possível decretar a suspensão da CNH e do passaporte de devedor, desde que esgotados os meios típicos de cobrança de crédito e mediante decisão devidamente fundamentada.
Faça pelo serviço online do portal do Detran.SP e receba o documento em seu endereço de residência cadastrado no Detran.SP (confirme aqui ). Se desejar, assim que o seu documento for emitido, faça também o download da versão digital da sua habilitação no aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito”.
O motorista poderá entrar em contato com o profissional indicado para verificar a possibilidade de reagendamento do seu exame ou, se preferir, poderá cancelar o processo de Renovação simplificada da CNH. Para tanto, deve ir ao Detran.
No site do Detran-SP você precisa consultar todos os seus agendamentos para conseguir cancelar. Para fazer isso, Acesse o site do Detran através deste link. Na página inicial, você encontrará uma aba lateral com todos os serviços disponíveis no site. Localize a seção para “CONSULTAR AGENDAMENTO” e clique nessa opção.
O serviço de Renovação simplificada consiste em iniciar o processo de renovação da CNH pelo portal do Detran. SP (ou seja, sem precisar ir a uma unidade de atendimento) e receber o documento no endereço de residência cadastrado no Detran. SP, desde que tenha sido paga a taxa de postagem.