A língua varia de acordo com o contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo de falar, que pode ser formal ou informal. Esta variação, portanto, refere-se ao registro empregado pelo falante em determinado contexto interacional, ou seja, depende da situação em que a pessoa está inserida.
Há, basicamente, três modalidades das línguas naturais: língua falada, língua escrita e língua sinalizada. A língua falada é conhecida por possuir uma característica oral e auditiva, enquanto que a sinalizada tem a característica de ser espaço-visual.
As variações lingüísticas podem ocorrer naturalmente como resultado dos fatores espaço e tempo, mas também como recurso de individualidade, quer por uma pessoa ou uma comunidade.
1= As línguas sofrem alterações no decorrer dos anos, porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.
2a. A língua portuguesa é uma língua muito rica em elementos, regras, funções, exceções. ... Por isso, é muito difícil que alguém tenha total domínio da língua. Sempre existirão vocábulos, regras, fonemas, funções que o indivíduo não conhece/domina, mesmo os profissionais da língua.
Resposta. Por conta que a linguagem velha acaba se pegando, ou seja uma família que fala a língua portuguesa converteza fala a maneira mas certa, agora, vamos supor , um Paulista não fala a língua portuguesa, como um nordestino: Ele fala "tu" "lhe" e etc, tu é tus e etc, é só apenas isso que eu sei ;)
A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.
A língua falada e importante para uma comunidade devido a: representar uma forma de comunicação entre os indivíduos. estabelecendo relações sociais entre os indivíduos. e contribuindo para o crescimento da comunidade.
No cotidiano, notamos a importância de falar e escrever bem, pois, conquista-se o respeito das pessoas, os lugares de destaque na sociedade, a liderança de um grupo, a promoção na empresa. E quanto maior o domínio da escrita e da fala, maior e melhor o nível de conhecimento.