Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.; e manter uma base de dados eletrônica para o componente de vigilância à saúde bucal 2. Brasil.
Em março de 2010, Cadernos de Saúde Pública publicou editorial sobre o Projeto SB Brasil 2010 – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, cujo objetivo é “se estabelecer como a principal estratégia do eixo da Vigilância em Saúde Bucal da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) no que diz respeito à produção de dados primários ...
O Projeto SBBrasil 2010 (SBB10) foi concebido como um levantamento epidemiológico em saúde bucal, de base nacional, dentro da estratégia de vigilância em saúde. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos da metodologia do SBB10 que possam contribuir para ampliar e desenvolver conhecimentos na área de saúde.
O Índice Periodontal Comunitário (IPC) foi obtido por meio da sondagem do sulco gengival ou bolsa periodontal de seis pontos, em cada um dos 10 dentes-índice (17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47), sendo que o IPC permite avaliar a condição periodon-tal quanto à higidez, sangramento e presença de cálculo ou bolsa.
O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.
O exame é realizado com espelho e sonda periodontal classificando o tecido de acordo com os índices: 0,1 a 1, gengivite incipiente; 1,1 a 2, gengivi- te moderada; e 2,1 a 3 - gengivite severa, também podem ser atribuídos graus 0, sem gengivite; 1, gengivite leve; 2, gengivite intermediária; e 3, gengivite grave.
A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crônica produzida por bactérias gram-negativas, em níveis elevados, causada por acúmulo de componentes microbianos do biofilme dental que se acumulam no interior dos tecidos do periodonto.
Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos). Além disso, deve-se planejar um estudo piloto, a fim de testar a metodologia a ser empregada.
Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
As aplicações da epidemiologia na saúde bucal são informar a situação da saúde na população, investigar os fatores que influenciam a saúde e avaliar o impacto das ações propostas para alterar a situação encontrada.
Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...
Epidemiologia (do grego. epi "sobre" demos "povo" logos "estudo"), ou a ciência das epidemias, propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença, e seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas..
Identificam-se, no momento, como as principais áreas de prática de Epidemiologia voltadas para a atuação dos serviços de saúde: o estudo da situação de saúde; a vigilância de doenças e outros agravos à saúde; e a avaliação dos serviços de saúde.