[ Medicina ] Evacuação frequente de fezes líquidas ou quase líquidas pelo ânus. Grafia no Brasil: diarréia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diarreia. Grafia em Portugal: diarreia.
▶ Diarréia: evacuação líquida e abundante. ▶ Constipação ou obstipação intestinal: prisão de ventre. ▶ Enterorragia: hemorragia intestinal.
Evacuação repetida de fezes líquidas ou não moldadas. Diarreia serosa aguda com vómitos e colapso.
O vômito, também conhecido como êmese, vomitar, vomitar, vomitar, entre outros termos, é a expulsão involuntária e forçada do conteúdo do estômago pela boca e, às vezes, pelo nariz.
Vómito, émese ou vômito, êmese é a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. O vómito é ao mesmo tempo um sinal e um sintoma bastante desagradável que pode assustar muito a pessoa atingida.
Pode inflamar a amigdala apenas de um lado ? Pode sim, geralmente em doenças nos estágios iniciais e causadas por bactérias. No entanto, geralmente acomete os dois lados.
Pescoço inchado: principais causas e o que fazer. O pescoço inchado pode acontecer devido à gripe, resfriado ou infecções na garganta ou no ouvido, por exemplo, o que leva ao aumento dos linfonodos presentes no pescoço.
Pode ser disfunção temporo-mandibular, além de outras doenças. É necessário uma avaliação completa com exame físico e/ou exames complementares para se chegar ao diagnóstico. Procure um otorrino!
Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. A garganta, assim como a boca, participa da respiração, fala, alimentação e deglutição, contendo vários tipos de células e tecidos nos quais diferentes tipos de tumores podem se desenvolver.
É comum após a Endoscopia Oral haver dor leve na garganta e/ou no peito. A dificuldade para engolir vai diminuir aos poucos, assim, caso isto ocorra, nos dois primeiros dias o(a) Sr.
Entre os indícios que exigem o retorno urgente ao médico destacam-se:
Orientações após Endoscopia Digestiva Alta
O estômago deve estar vazio para a endoscopia. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos.
Após o exame, normalmente o paciente não apresenta sintomas, sendo raras as manifestações de náuseas, desconforto na garganta e dor abdominal, sintomas estes que melhoram sem tratamento em algumas horas. A equipe da endoscopia irá informá-lo(la) caso exista algum cuidado especial não previsto antes do exame.
Recomenda-se repouso por cerca de 30 minutos, até se recuperar dos efeitos da sedação. O paciente deve comer algo leve e ir para casa sempre acompanhado. Não é permitido dirigir. Caso sinta algum mal-estar acompanhado de febre, vômito, dores abdominais, deve-se procurar o pronto-atendimento para avaliação.
Depende da medicação usada: O Midazolam dura cerca de 4h. O Propofol dura cerca de 10 minutos. O principal efeito colateral das medicações é a sonolência.
A sedação usada na endoscopia varia entre as clínicas, mas pode ser propofol ou também benzodiazepínico (como midazolam) e um opioide (como fentanil ou meperidina). A escolha depende do tipo de paciente, das comorbidades, idade.