Os indivíduos participam diferentemente de sua Cultura Constatamos que a participação do indivíduo dentro de sua própria cultura é, e sempre será de forma limitada, devido a algumas restrições impostas entre seus próprios participantes como: sexo, status financeiro e o limite entre as classes etárias.
O que define o modo como a cultura opera é o sistema simbólico que é uma criação desagregadora da mente humana. ... Quando o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a tendência de compreender e considerar o modo de vida de outras culturas.
Dinamicamente o homem e a cultura estão em constante evolução; De maneira estável ambas estão em equilíbrio quando pertencemos a um determinado grupo. Simbolicamente ela parte da visão dos antropólogos sobre a cultura como um instrumento de criação dos símbolos; Por fim, todas as culturas são determinantes.
A cultura é estável no que se refere à existência das instituições (família, educação, casamento, religião, governo, etc), dos padrões e das tradições.
Cultura é tudo que significa o conhecimento, as crenças, a moral, os costumes, os hábitos adquirido pelas suas culturas, a arte. A cultura pode ser classificada em diversas maneiras : Material ou imaterial, real, ou ideal.
O chamamos de Cultura ideal representa: o conjunto de culturas corretas, perfeitas, que deve ser seguido sem questionamentos por todos os membros de um grupo social, para sua maior harmonia. A adequação de sociedades menos evoluídas aos comportamentos e práticas de sociedades mais evoluídas.
A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. ... Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.
Independente como se interpreta a Cultura Organizacional, ela pode ser notada pela linguagem, imagens, símbolos, mitos e histórias, rituais e cerimônias, hábitos e valores que permeiam as empresas. Também é possível notá-la na arquitetura, móveis, espaço físico, decoração, etc.
A cultura organizacional apresenta aspectos formais e informais, escritos e não escritos, sendo que os aspectos formais são relativos aos aspectos visíveis da organização, enquanto os aspectos informais se referem ao seu aspecto invisível.
É um conjunto de conceitos que são partilhados pelos membros da empresa. Os principais aspectos da cultura organizacional que podem impactar negativamente o clima organizacional são: missão e valores mal definidos, objetivos organizacionais confusos, colaboradores sem limites, má liderança dos gestores, entre outros.
Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Em um enfoque amplo, inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), os valores (princípios, normas e modelos importantes) e os artefatos (resultados perceptíveis da ação ...