Acontece quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, com ou não distorção angular, o que resulta em esforços estruturais não previstos, podendo em casos extremos, culminar na ruína da obra. Vale lembrar que nem todas as rachaduras e fissuras provêm de recalque. .
3.
Qualquer tensão que ocorrer com um valor inferior a tensão de pré-adensamento, podemos dizer que o solo é pré-adensado, visto que já sofreu historicamente tal valor de tensão. Podemos dizer também que o solo está sofrendo uma recompressão.
Solos adensados e/ou compactados: identificação/diagnóstico e alternativas de manejo. ... Este problema proporciona alterações no arranjamento das partículas do solo (estrutura), diminuindo o volume de seus poros, aumentando sua densidade e a resistência mecânica à penetração de raízes, água e nutrientes.
Entre os vários métodos para identificar a compactação existem desde os laboratoriais, que requerem a coleta de amostras e análises com equipamentos específicos e os de campo, com o uso de equipamentos como penetrômetros ou através da análise da trincheira pela observação de sintomas em plantas e no solo.
Uma forma para se medir a compactação do solo é a utilização de um instrumento chamado penetrômetro. É uma ferramenta simples, de fácil manuseio e locomoção.
As principais causas da salinização nas áreas irrigadas são os sais provenientes de água de irrigação e/ou do lençol freático, quando este se eleva até próximo à superfície do solo. ... No local onde o dreno efetuar sua descarga, entretanto, haverá aumento na concentração de sais.
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
O solo compactado pode afetar a produtividade do cafeeiro, isso porque o impedimento mecânico ao crescimento radicular acarreta em menor volume de solo explorado, menor absorção de água e nutrientes, dessa forma causando prejuízos ao desenvolvimento das plantas.
Pode-se dizer, com certa restrição, que a densidade é a medida quantitativa mais direta da compactação. Dentre os vários métodos usados para sua determinação, destaca-se o do anel volumétrico, possuindo bordas cortantes e volume conhecido (geralmente 50 cm3, segundo Kiehl, 1979).
É comum relacionar o crescimento radicular em solos compactados com sua densidade. Para cada solo há uma densidade crítica, a partir da qual a resistência torna-se tão elevada que diminui ou impede o crescimento de raízes (Rosemberg, 1964; Cintra & Mielniczuk, 1983; Pedó, 1986).
É natural um solo mineral ter densidade maior que um orgânico, porque um determinado volume de matéria orgânica pesa menos que o mesmo volume de material mineral (LEPSCH, 2011).
A densidade do solo (ds) mede a massa de uma unidade de volume de solo incluindo o espaço poroso. Quando relacionada com a densidade da partícula permite calcular a porosidade do solo.
Por definição, entende-se como densidade das partículas a relação existente entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado por esta fração sólida. Nos solos, seus valores variam, em média, entre os limites de 2,3 e 2,9 g. cm-3.
Veja algumas dicas:
mais argiloso o solo, menor sua densidade. volume V varia com o teor de água do solo, como quando as argilas são do tipo 2:1, o valor da densidade do solo deve ser acompanhado do valor da umidade do solo no momento da medida.
O peso específico natural não varia muito entre os diferentes solos. Situa-se entre: 19 a 20 kN/m3 e, por isto, quando não conhecido, é estimado como 20 kN/m3. Casos especiais, como as argila s orgânicas moles, podem apresentar pesos específicos ele 14 kN/m3.
Peso específico aparente saturado: Peso especifico do solo se ele viesse a ficar saturado e se isto ocorresse sem variação de volume. ... Índice de vazios: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas.
No SI a unidade é: N/m3. É calculado multiplicando-se a massa específica do material kg/m3 pela aceleração percentual da gravidade m/s². Valores mais usuais: ɣ da água é de 9 810 N/m³ (T = 20 ºC, P = 1 atm e g = 9,81);
= massa especifica da água na temperatura de ensaio. A massa específica aparente (ρ) de um solo é dado pela relação entre a massa de um solo (M) e seu respectivo volume (V). A massa específica aparente seca de um solo é obtida pela razão entre a massa de um solo seco (Ms) e o respectivo volume total (V).