EQST

Como Ocorre O Armazenamento Do Ferro No Organismo?

Como ocorre o armazenamento do ferro no organismo?

Ligado a transferrina do plasma, o ferro é entregue a seus locais de armazenamento na medula óssea e, de certo modo, no fígado. Ali ele é entregue à apoferritina para formar a ferritina, que será armazenada e utilizada de acordo com as necessidades de síntese de hemoglobina para as células vermelhas do sangue.

Como funciona o metabolismo do ferro?

O metabolismo do ferro é controlado principalmente através da absorção e não pela excreção do íon. O ferro é perdido apenas através de hemorragias ou da eliminação de células velhas e/ou defeituosas. Homens e mulheres que não menstruam perdem cerca de 1 mg de ferro por dia.

Quais são as formas de obtenção do ferro da dieta?

O ferro utilizado pelo organismo é obtido de duas fontes principais: da dieta e da reciclagem de hemácias senescentes. Absorção intestinal. O ferro da dieta é encontrado sob duas formas: orgânica e inorgânica. Uma dieta normal contem de 13 mg a 18 mg de ferro, dos quais somente 1 mg a 2 mg serão absorvidos.

Quais proteínas são responsáveis pelo transporte e armazenamento do ferro no organismo?

No organismo humano, o transporte e o armazenamento desse elemento são mediados principalmente por três proteínas, a transferrina, a molécula receptora da transferrina e, por fim, a ferritina. A primeira, molécula de transferrina, pode conter até dois átomos de ferro em sua composição.

Como é feita a absorção do ferro?

A absorção do ferro é mais fácil quando ele está na forma "heme", que é aquele presente nos alimentos de origem animal como carne, fígado e gema de ovo. Alguns alimentos de origem vegetal como tofu, couve e feijão, também contêm ferro, mas é do tipo não-heme, que o intestino absorve, mas em menores quantidades.

Quem produz ferro no organismo?

As melhores fontes de ferro conhecidas são as vísceras animais (fígado, coração, moela etc), seguidas das carnes em geral (aves, boi, peixes etc), leguminosas, cereais integrais, melado, algumas folhas verde-escuras (couve, brócolis, almeirão etc).

Como o ferro da dieta é absorvido?

O ferro utilizado pelo organismo é obtido de duas fontes principais: da dieta e da reciclagem de hemácias senescentes. Absorção intestinal (revisado em 5,6). De 1 mg a 2 mg de ferro são absorvidos por dia pelo epitélio duodenal, que apresenta estruturas vilosas para ampliar a superfície de absorção.

Qual o principal local de absorção do ferro?

A absorção do ferro ocorre no duodeno proximal, sendo a quantidade de ferro absorvida dependente da quantidade armazenada e da capacidade de armazenamento do organismo. Após a sua libertação no citoplasma, o ferro é conduzido para a membrana basolateral do enterócito, ou armazenado em ferritina.

Como o ferro da dieta é absorvido e transportado até a medula óssea?

Na dieta, o ferro é principalmente absorvido no epitélio intestinal do duodeno e na parte proximal do jejuno. Esta absorção pode ser facilitada por algumas substâncias ácidas. O transporte do ferro do lúmen intestinal até à circulação sanguínea ocorre em 3 fases.

O que aumenta a absorção de ferro?

Para melhorar a absorção de ferro no intestino, deve-se usar estratégias como comer frutas cítricas, como laranja, abacaxi, goiaba e acerola, juntamente com alimentos ricos em ferro e evitar o uso frequente de medicamentos antiácidos, já que a absorção de ferro acontece melhor em ambiente ácido.

Onde é produzido o ferro no corpo humano?

O organismo humano armazena ferro em alguns locais, como fígado, baço, medula e no músculo (na forma de mioglobina), mas a maior concentração de ferro no organismo humano está no sangue.