A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
Esses organismos destacam-se pela presença de uma concha em forma de escudo, um pé rastejante chato, brânquias, uma pequena cefalização (tendência a formar sistema nervoso central) e rádula (espécie de língua raspadora que apresenta várias fileiras de dentes quitinosos).
O sistema circulatório da maioria dos moluscos é do tipo aberto, com a hemolinfa circulando no interior de vasos e depois sendo lançada em lacunas presentes no corpo do animal.
Circulação fechada: Nesse tipo de circulação, o sangue corre apenas no interior de vasos sanguíneos. Entre os tipos de vasos sanguíneos mais conhecidos, podemos citar as artérias, veias e capilares. Esse tipo de circulação ocorre em todos os vertebrados e anelídeos.
No sistema circulatório fechado, presente em todos os anelídeos, moluscos cefalópodes e vertebrados, o líquido circulatório é denominado sangue e circula exclusivamente em vasos, promovendo maior pressão e rapidez para o fluxo, atingindo grandes distâncias e tornando-o muito mais e ciente no transporte de substâncias.
Um sistema circulatório é dito fechado quando o sangue circula sempre dentro de vasos sanguíneos. Este sistema é composto por um líquido que leva nutrientes às células e elimina seus resíduos. O líquido, bombeado pelo coração, pode ser incolor, chamado de hemolinfa (presente nos insetos) ou plasma (chamado sangue).
O sistema circulatório aberto é o mais simples. Nele, o coração bombeia o sangue para cavidades abertas, onde os vasos sanguíneos o transportam pelo corpo a pressão baixa. ... Sistema circulatório fechado: inclui dois processos principais, a circulação pulmonar e a sistêmica.
Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. ... No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
O sistema cardiovascular é formado pelo coração e os vasos sanguíneos. O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja impulsionado. As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o corpo. Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue ao coração.
O choque ou colapso cardiovascular é a incapacidade do sistema circulatório em reperfundir (restabelecer a circulação na isquemia para evitar infarto) os tecidos, gerando uma hipotensão.
À medida que o sangue entra na aorta, esta se distende para acomodar o volume, aumentando, assim, a pressão no seu interior. Deste modo, a diferença de pressões entre ventrículo e aorta é cada vez menor, saindo o sangue do ventrículo a cada vez com menor velocidade.
Os barorreceptores do seio carotídeo são reativos aos aumentos ou diminuições da pressão arterial, enquanto os barorreceptores do arco aórtico são principalmente sensíveis aos aumentos da pressão arterial. Eles funcionam como mecanorreceptores, que percebem a variação da pressão arterial por meio do estiramento.
Barorreceptores são receptores especializados em captar o aumento da pressão arterial. ... Resposta: c) Atuar na regulação da pressão arterial a curto prazo e o período de atuação é entre segundos e minutos.
O mecanismo de trocas líquidas no nível de capilares sanguíneos ajusta a PA pelo controle do volume de sangue. O mecanismo renal regula a PA pela variação do volume sanguíneo, e o mecanismo hormonal ajusta a PA no volume sanguíneo e no grau de constrição arteriolar, principalmente pelo sistema renina-angiotensina.
O que determina a pressão arterial é o fluxo sanguíneo, ela representa a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias.
A pressão arterial depende de dois fatores: - Débito Cardíaco (DC) - Resistência Periférica (RP): pressão exercida pelas paredes dos vasos contra o fluxo sangüíneo.
Pressão arterial é a medida da força exercida pela circulação sanguínea contra as paredes das artérias conforme o coração bombeia sangue para o corpo. Ela é mensurada em milímetros de mercúrio (mmHg) e geralmente é representada na forma de dois números – por exemplo, 120 por 80 (escreve-se 120/80 mmHg).
Resposta. Hereditariedade, idade, raça e obesidade.
Entre os fatores modificáveis, estão a hipertensão arterial, a ingestão de álcool em grandes quantidades, o diabetes mellitus, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse, a obesidade e o colesterol elevado. Já entre os fatores não modificáveis, destaca-se a idade, a hereditariedade, o sexo e a raça.
São algumas possíveis complicações da pressão alta: