O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. ... O pai e a mãe são orientados a tocar o filho e a realizar a posição canguru precocemente.
Pilares do Método Canguru ► Cuidado integral e qualificado ao recém-nascido, seus pais e família; ► Respeito às individualidades; ► Promoção do contato pele a pele precoce e prolongado; ► Promoção do aleitamento materno ► Envolvimento da mãe e do pai nos cuidados com o recém-nascido.
FASES — O método é desenvolvido em três etapas: na primeira, quando o recém-nascido está impossibilitado de ficar junto à mãe e necessita de internação na unidade neonatal, inicia-se o contato direto pele a pele entre a mãe e o bebê, progredindo até a colocação do bebê sobre o tórax da mãe ou do pai.
No Brasil, a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido – Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a atenção qualificada e humanizada que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e à sua família.
Humanização da UTI Neonatal auxilia no tratamento de bebês de baixo peso. A assistência humanizada vem se consolidando como uma forma bastante eficaz de acelerar o processo de recuperação de recém-nascidos de baixo peso.
A literatura evidenciou diversas contribuições do método canguru para o recém-nascido prematuro de baixo peso, são elas: aumento do vínculo mãe-filho; controle térmico; redução no tempo de internação; participação dos pais no cuidado; redução dainfecção hospitalar; influência no sistema neurológico; melhora no ...
Vantagens do Método Canguru - Diminui o tempo de internação do bebê; - Possibilita a oxigenação adequada; - Aumento e estabilidade da temperatura corporal; - Menos episódios de apneia (paradas respiratórias durante o sono);
Edgar Rey Sanabria
São critérios para ingresso na Unidade Canguru, exceto:
2º O Alojamento Conjunto é o local em que a mulher e o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanecem juntos, em tempo integral, até a alta.
Na maternidade, o alojamento conjunto é o sistema hospitalar que permite que os dois fiquem juntos, por tempo integral, até a alta. Além de favorecer o estreitamento do vínculo mãe/filho, o alojamento conjunto possibilita que os pais observem o recém-nascido durante todo o tempo.
Significado de Alojamento substantivo masculino Ato ou efeito de alojar. Lugar em que se acomodam os internos de um colégio, hospital etc.
Contraindicações: No livro: mãe com intercorrência clínica grave (hipertensão materna, doença infectocontagiosa, eclâmpsia e psicose puerperal); RN cuja situação clinica exija vigilância médica em unidade de cuidados intermediários e UTI (insuficiência respiratória, sepse, malformações, convulsões, distúrbios ...
Introdução: a Fonoaudiologia atua em alojamentos conjuntos principalmente com a função de prevenção de saúde, realização de orientações relacionadas às funções orofaciais e ao desenvolvimento da audição e da linguagem.
A escala de APGAR, também conhecida como índice ou escore APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.
A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa. Uma pontuação total de 7 a 10 é considerada “normal”, e um escore Apgar inferior indica vitalidade deprimida.
Qual é a nota de Apgar ideal? Bebês que têm o resultado de Apgar entre 8 e 10 são considerados saudáveis, com boa adaptação e não passaram por asfixia. Já os que obtêm resultados de 6 a 7 enfrentaram uma asfixia leve e transitória, os avaliados entre 3 e 5 tiveram uma asfixia moderada e de 0 a 3, grave.
O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).