Nomenclatura
Os compostos aromáticos são compostos químicos que consistem em sistemas de anéis planares conjugados acompanhados por nuvens de elétrons pi deslocalizadas no lugar de ligações duplas e simples alternadas individuais. Eles também são chamados de aromáticos ou arenos. Os melhores exemplos são tolueno e benzeno.
Uma molécula planar é uma molécula cujos átomos pertencem a um plano, é, obviamente, simétrica em relação à reflexão. Vale salientar que a molécula vai ser planar se tiver insaturações.
Uma molécula ou composto aromático é aquele que tem estabilidade e propriedades especiais devido a um circuito fechado de elétrons. Nem todas as moléculas com estruturas de anel (circular) são aromáticas. Moléculas aromáticas são por vezes referido simplesmente como aromáticos.
Nem todo composto aromático tem anel. O anel benzênico é UM dos aromáticos. Existe uma regra, chamada Regra de Hückel, que diz que um composto, para ser aromático, tem de ter 4n + 2 elétrons pi. O benzeno tem 6 - e por isto é aromático (n = 1).
A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles. ... Os hidrocarbonetos são compostos que pertencem à Química Orgânica.
Ramificações em hidrocarbonetos se referem às espécies orgânicas que aparecem substituindo um ou mais átomos de hidrogênio de uma cadeia de hidrocarbonetos, elas também são conhecidas como Grupos orgânicos substituintes.
→ Hidrocarboneto de cadeia normal, linear ou reta: aquele com cadeia que possui apenas duas extremidades. → Hidrocarboneto de cadeia ramificada: aquele com cadeia que possui mais de duas extremidades. Para sabermos onde e quais são as ramificações, é importante selecionar a cadeia principal de forma correta.