A técnica de PERT (Program Evaluation and Review Technique) leva em consideração três cenários possíveis para determinar o tempo de uma atividade: duração pessimista (P), duração otimista (O) e duração mais provável (MP).
O processo de “Sequenciar as Atividades”, envolve identificar as atividades e marcos do projeto e colocá-los numa ordem lógica, o resultado dessa sequência pode ser analisada através do “Diagrama de Redes”.
O gerente de projeto e a equipe de gerenciamento do projetos são responsáveis por gerenciar as compensações envolvidas para entregar os níveis necessários de qualidade e grau. Logo, alto grau e alta qualidade consomem esforços e recursos, sendo assim, precisa ser bem definido e de forma equilibrada para não exagerar.
Passo a passo de como fazer um cronograma de obra
Um cronograma de obra é um documento com o planejamento das ações e tempo estimado para cada etapa da construção de algo novo relacionada a Engenharia Civil ou reforma.
Reforma de casa: saiba como criar um cronograma de obras
Dividir todo o escopo do projeto em etapas e serviços é o primeiro passo para se elaborar um bom cronograma, ainda que ele não seja físico-financeiro. Com os pacotes de trabalho definidos, será mais fácil mensurar os valores e prazos das etapas necessárias para execução e entrega.
O cronograma físico financeiro é assim chamado porque leva em conta o planejamento dos custos de acordo com a etapa física (ou construída) da obra, verificando quanto dos recursos do orçamento foram usados em cada uma.
Porém, é importante discernir os termos para saber qual ferramenta será mais útil no seu dia a dia.
O cronograma físico-financeiro, como o próprio nome sugere, é um documento no qual devem constar todas as atividades que compõem as etapas de construção da obra, assim como prazo para execução com datas de início e fim, além de também descrever o orçamento disponível para cada uma das fases do projeto.