Não se sinta desamparado se você ou alguém conhecido não souber ler ou ainda não tiver muita prática na leitura....Existem diversos jeitos de se familiarizar com o alfabeto; escolha um que sirva a você e ao seu estilo de aprendizado.
Na hora de ler, onde tem as barras ( / ) separando o assunto, você faz uma pequena pausa para respiração. Agora escolha a palavra mais importante em cada assunto. Dê mais ênfase e destaque-a no momento da fala. Fale um pouco mais alto, mais animado, ou estique mais essa palavra.
O ato de ler pode ser encarado como um ritual: procure um local tranqüilo, confortável e bem iluminado. Separe algo para beber e fique confortável (debaixo de uma mantinha quente ou de ar condicionado bem potente).
“Desde a nossa formação, o cérebro é uma máquina de aprender. ... Esse reconhecimento é uma propriedade do cérebro e funciona com qualquer idioma, desde que seja conhecido pelo indivíduo (sim, se você também fala inglês, por exemplo, conseguirá ler uma frase no idioma mesmo que todas as letras estejam embaralhadas).
Não apenas nosso cérebro decifra a palavra embaralhada como consegue “premeditar” a palavra que vem na sequência. ... Lars Muckli, pesquisador do Instituto de Neurociência e Psicologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, explica que o cérebro humano constantemente antecipa o que vai sentir, ouvir ou ler.
A leitura permite ao homem se comunicar, aprender e até mesmo desenvolver, trabalhar suas dificuldades. Em reportagem recente, uma grande revista de circulação nacional atribuiu à leitura, a importância de agente fundamental para a transformação social do nosso país.
Na escola, a leitura literária tem a função de nos ajudar a ler melhor, não apenas porque possibilita a criação do hábito da leitura ou porque seja prazerosa, mas sim, e, sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência o mundo ...
A leitura se diz literária quando a ação do leitor constitui predominantemente uma prática cultural de natureza artística, estabelecendo com o texto lido uma interação prazerosa.
A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.
A leitura para Freire (2003) consiste em ler a realidade com um aguçado olhar e lançar-se às mudanças, tendo em vista que nosso mundo hodierno é marcado pelo abismo da desigualdade. Enfim, conhecer é ler e ler é transformar.
A Leitura em si abre a mente do indivíduo, ela o permite viajar para mundos paralelos e fazê-lo viver moscas experiências, a leitura traz consigo muitos benefícios, pra mim por exemplo serviu de grande apoio para que aprendesse sobre a Escrita, foi através dai que comecei a identificar todos os meus erros, a leitura ...
Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.
Algumas dicas para entender um mapa
Ao se preparar para resolver os exercícios de cartografia, a principal dica é que o estudante analise bem os elementos do mapa, como legenda, título, fontes e contexto. “O mapa é uma linguagem igual a um texto, só que, em alguns casos, pode até ser de interpretação mais difícil.
Preto: usado em nomenclatura (por exemplo, nomes de cidades, de portos, etc.). É a cor mais utilizada e representa variados objetos e características do terreno, geralmente artificiais ou rochosos: estradas, caminhos, linhas de alta-tensão, edifícios, rochas e precipícios.