Tem mais depois da publicidade ;) Assim, na Tabela Periódica, apresentada em ordem crescente de número atômico, é exatamente esse número que identifica e diferencia os elementos químicos uns dos outros. Assim, o número atômico 11 identifica os átomos de sódio e o número atômico 17 identifica os átomos de cloro.
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, dependendo da família a que pertence. ...
Os elementos de transição interna são os actinídeos e lantanídeos, que pertencem ao grupo 3 da Tabela Periódica. Denominam-se de elementos de transição interna todos os 28 elementos químicos localizados no 6º e 7º período do grupo 3 (ou família IIIB) da Tabela Periódica.
Os elementos de transição externa e interna são os que compõem as famílias representadas pela letra B e que atualmente correspondem aos grupos de 3 a 12. Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica.
Resposta: Os elementos de transição externa apresentam como subnível mais energético o subnível d e os de transição interna apresentam o subnível f como mais energético.
Tem mais depois da publicidade ;) Período 4: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre. Período 5: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata. Período 6: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Todos os elementos das séries são metais; Com exceção do elemento Promécio, todos os elementos da série dos lantanídeos são naturais; Todos os elementos da série dos actinídeos são radioativos; Com exceção dos elementos Actínio, Tório, Protactínio e Urânio, todos os elementos da série dos actinídeos são artificiais.
Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. Todo elemento químico apresenta átomos denominados de isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa.
Principais Elementos Radioativos
É utilizado normalmente como fonte de raios alfa para a pesquisa e a medicina, mas também, entre outras coisas, como fonte de calor nos veículos espaciais. O polônio foi o primeiro elemento descoberto, em 1898, pela física francesa de origem polonesa Marie Sklodowska-Curie, em colaboração com seu marido, Pierre Curie.
Por ser um emissor de partículas alfa, a radiação do elemento possui curto alcance, sendo incapaz de atravessar paredes. Na verdade, a radiação do polônio pode até mesmo ser interrompida por uma folha de papel ou pela camada de células mortas da nossa pele.
Características principais Este elemento é radioativo, dissolvendo-se facilmente em ácidos diluídos, porém só é levemente solúvel em álcalis. É quimicamente semelhante ao bismuto e ao telúrio, sendo mais eletropositivo que o telúrio e o selênio, elementos da mesma família.
Marie Curie
O elemento químico polônio recebeu esse nome para homenagear o país de origem da cientista Marie Curie. Ele está presente, em quantidade diminutas, nos números de urânio. Sabendo que o número atômico do polônio é 84 e seu número de massa é 210, determine: a) O número de elétrons do polônio quando neutro.
1898
1898
Rádio