Assim como a dos meninos, a troca de fraldas das meninas deve ser feita com algodão, água morna filtrada e um pouco de sabonete infantil caso esteja muito sujo. O lenço umedecido pode ser utilizado apenas em situações de emergência, como durante a troca em um passeio.
Sinéquia é a aderência de tecidos uns aos outros. A sinéquia dos pequenos lábios é resultado da fusão dos bordos internos dos pequenos lábios entre si, situação que pode ocorrer em crianças do sexo feminino antes da puberdade (sobretudo entre os três meses e os seis anos).
Causas. A principal causa da formação de sinequia uterina é a curetagem uterina realizada imediatamente após parto ou aborto. A camada basal do endométrio, ou até mesmo o miométrio uterino, é exposta e, quando em contato com a parede oposta, formará uma reação de cicatrização anexando uma parede à outra.
O pediatra identifica a aderência dos pequenos lábios a olho nu. Em caso positivo, geralmente, a melhora da higiene local é suficiente para resolver o problema. Dependendo da intensidade e recorrência da inflamação, o uso de pomadas de estrogênios facilita a separação dos lábios. Outra opção é o creme de corticoide.
O processo pode demorar até 60 dias para acabar, mas geralmente passa em 40 dias. Mas atenção: o sangue não deve sair da laceração em si. Se isso ocorrer, é preciso buscar atendimento médico.
O tempo de recuperação da cirurgia de laqueadura costuma ser entre 24 a 48 horas após o procedimento. Aconselha-se repouso, sem a prática de atividades físicas e sexuais durante este período.
Laqueadura: prós e contras O médico lembra que a laqueadura impede a gravidez, mas não tem nenhum efeito protetor sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Este aspecto negativo do procedimento faz com que ele seja indicado somente a mulheres que estejam em relacionamento estável e duradouro.
A laqueadura é um processo de esterilização feminina realizada por meio de uma cirurgia que corta ou amarra as trompas (também conhecida como tuba), canal que liga o útero aos ovários. Ao obstruir esse canal, impede-sese impede o encontro do óvulo como o espermatozóide.
E aqui já dá para explicar a técnica da laqueadura. A cirurgia consiste em impedir a passagem dos óvulos para o terço final das tubas uterinas. Isso pode ser feito por meio de corte da metade de cada trompa, pela colocação de anéis ou de clipes bloqueadores e também pela sutura ou pela cauterização nessa mesma posição.
A reversão de laqueadura pode ser realizada através da cirurgia tradicional ou através de videolaparoscopia. Em condições ideais, as taxas de sucesso são de 70%. O tempo necessário para avaliar se houve sucesso ou não na reversão da laqueadura é de seis meses a um ano após o procedimento.
O método de fertilização in vitro é o mais indicado para mulheres que fizeram laqueadura e querem engravidar, uma vez que não a fecundação não passa pelas trompas. Os óvulos são retirados diretamente dos ovários e fecundados em laboratório. Depois disso, os embriões são introduzidos diretamente no útero da mulher.