Um motor síncrono pode funcionar como alternador se se fornecer força mecânica em seu eixo apesar de não ser construído para isso. Como no motor de indução, o estator é energizado com tensão trifásica gerando o campo magnético girante. ... Quando o campo magnético gira, o rotor gira em sincronismo com o campo.
Responder de uma forma bem simples: Motor síncrono: É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à freqüência da sua alimentação, está em sincronismo. Motor assíncrono é um motor de indução, para haver corrente no induzido a velocidade deste precisa ser menor, é o chamado "escorregamento".
O motor síncrono trifásico é uma máquina que promove uma transformação em energia mecânica da energia eléctrica, que lhe é fornecida em corrente alternada trifásica. Nessa conversão há uma razão constante entre a frequência das forças electromotrizes induzidas e a velocidade de rotação da máquina: f = p·n.
O motor síncrono possui o rotor com número de pólos correspondente ao número de pólos do enrolamento do estator. ... A alimentação do campo (excitação) é feita em Corrente Contínua que, ao circular pelos enrolamentos de campo, os pólos são magneticamente polarizados, tornando-se alternadamente pólos norte e sul.
É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação. ... O aumento ou diminuição da carga não afeta sua velocidade. Se a carga ultrapassar os limites nominais do motor, este para definitivamente.
Os rotores são normalmente de dois tipos: rotores de pólos salientes e rotores de pólos lisos ou bobinados. Nas máquinas de pequena potência usam-se também rotores constituídos por ímanes permanentes.
A excitatriz auxiliar ou PMG (Permanent Magnets Generator) é um gerador trifásico com rotor constituído por ímãs, que são seus pólos de excitação, acoplado ao eixo da máquina principal. O estator, constituído de chapas, possui um enrolamento trifásico para alimentação do regulador de tensão.
As máquinas síncronas apresentam sincronismo entre a velocidade do rotor e a frequência da tensão principal. As assíncronas não possuem esse sincronismo, visto que a tensão e corrente no rotor é induzida nos seus enrolamentos, que são curto-circuitados.
Como os motores de indução, os motores síncronos têm enrolamentos no estator que produzem um campo magnético girante. Mas, ao contrário do motor de indução, o circuito do rotor de um motor síncrono é alimentado por uma fonte CC. ... Assim, ou o motor síncrono funciona à velocidade síncrona ou não funciona.
A diferença percentual entre as velocidades do campo girante e do rotor é chamada de deslizamento (S de “slip”, ver Fig. 2-10). O deslizamento também é comumente chamado de escorregamento. Quanto menor for o escorregamento, mais se aproximarão as velocidades do rotor e do campo girante (velocidade síncrona).
O campo girante é um campo magnético rotativo usado em máquinas elétricas. A maneira mais simples de obter um campo girante é usar um ímã ou eletroimã e fazê-lo rodar por qualquer processo.
Funcionamento e características dos motores trifásicos. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então ele consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.
O motor universal é o motor monofásico cujas bobinas do estator são ligadas eletricamente ao rotor por meio de dois contatos deslizantes (escovas). Esses dois contatos, por sua vez, ligam em série o estator e o rotor.
O motor universal é um motor com menor peso que gira em uma rotação mais elevada. É um motor geralmente usado em equipamentos eletroeletrônicos, inclusive nas Lavadoras de Alta Pressão Kärcher da linha Casa & Jardim.
Como vimos, o motor monofásico é um equipamento de baixa potência. Ele recebe esse nome porque é alimentado apenas por uma única fase de corrente alternada e é formado apenas por um conjunto de bobinas. Na prática, ele usa a eletricidade de uma rede monofásica para gerar energia mecânica.
São muitos os tipos de motores elétricos, e podemos separá-los basicamente em três grandes grupos que são os motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e os motores universais.
Existem dois tipos de máquina de indução: Motor de indução trifásico, rotor curto-circuitado (tipo gaiola de esquilo) : No qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.
O motor de indução é um tipo de motor elétrico que funciona a partir de dois campos magnéticos girantes. ... O estator se mantém fixo à carcaça do motor, e tem por função conduzir a energia e transformá-la em elétrica.
Um motor de alto rendimento é um motor elétrico (transforma energia elétrica em energia mecânica, com perdas de energia associadas) que apresenta um rendimento superior a um motor standard e, consequentemente, menores perdas de energia.
Geralmente na placa de dados dos motores é informado o seu rendimento. No caso desse motor do nosso exemplo, o seu rendimento é de 83%. O que significa que apenas 83% da energia elétrica ativa consumida da rede pelo motor é efetivamente convertida em trabalho e disponibilizada no eixo na forma de energia mecânica.
Um motor elétrico tem eficiência média de 85%, ou seja, ele inverte a proporção. E converte muito mais energia em movimento.