“Mesmo o hidrogênio sendo um gás inflamável e o oxigênio, comburente, a água não pega fogo porque é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas”. Essas são palavras da Dra. Maria Regina Alcântara, do Instituto de Química da USP. ... Então, a água não pega fogo.
Na sua forma pura, o metal macio e brilhante reage com a água para formar hidróxido de sódio (NaOH) e hidrogênio gasoso (H₂). A reação também libera muito calor, o suficiente para queimar o gás hidrogênio – por isso ocorre a explosão.
O que pega fogo é o vapor de determinados líquidos. Para que o vapor pegue fogo, aliás, para que qualquer coisa pegue fogo, três ingredientes são necessários: calor, combustível e comburente.
Apesar de vermos e sentirmos a chama, ela é só energia. O fogo pega na madeira, por exemplo, quando ela ultrapassa os 260 °C. Nessa temperatura, as moléculas da madeira se quebram em átomos, que se unem ao oxigênio do ar e formam moléculas de água. O nascimento do H2O aparece para nós em forma de chamas.
“O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários numa combustão. Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente)".
451 graus
Papel pega fogo, mas não queima. ... Ocorre a combustão do álcool, uma reação exotérmica, ou seja, é liberado calor. Ao mesmo tempo em que ocorre a combustão do álcool, ocorre a absorção deste calor pela água, não existindo calor suficiente para que o papel seja queimado (carbonizado).
Resposta. Porque o papel é queimado, sendo assim, não se muda nada do papel fisicamente, o físico do papel continua o mesmo, o que acontece é que ocorre uma reação química na qual, o fogo ao reagir com o papel produz a queima.
Como economizar combustível e melhorar o desempenho
Conheça os principais motivos e situações que levar um veículo a consumir mais combustível do que deveria
Resposta. Resposta: outro resultado da queima de combustíveis orgânicos é o aumento da poluição atmosférica. Gases como o SO, SO2, NO, NO2 e NO3 combinam-se com o vapor de água presente na atmosfera, resultando em ácido sulfúrico e ácido nítrico, que retornam para a superfície da Terra em forma de chuva ácida.
Caro estudante, A queima de qualquer substânccia é denominada combustão. A combustão é uma reação química em que um combustível reage com um comburente (normalmente o oxigênio). Toda reção de combustão é dita exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Mas há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela.
Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases. ... Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.