O fenômeno brasileiro plantou as primeiras sementinhas na década de 1970, quando começaram a ser realizados bailes black, soul e funk no estado. Aos poucos, os DJs buscaram outros ritmos de música negra para agregar ao novo estilo que ali surgia, juntamente com influências diretas do miami bass e do freestyle.
Na primeira gravação obras como Historia de un Pueblo e Auto-Retrato continham trechos musicais com sons que se reportavam aos generais da ditadura militar e uma citação da Internacional Comunista. Mas que foram vetadas do lançamento de 75 para evitar novos problemas com os militares.
Em seu retorno ao Brasil, Jorge trazia na mala diversos rolos de fita com gravações de peças particulares realizadas no estúdio do Instituto Villa-Lobos, outras em Buenos Aires, algumas em casa, independentes, etc… É aí que ele começa a buscar gravadoras que pudessem se interessar em publicar o primeiro disco de música eletrônica do país.
Até 1920, a tecnologia para gravações musicais não havia evoluído muito com relação à invenção de Édison no século anterior, mas em 1926 tudo mudou. A eletricidade finalmente chegou aos estúdios, trazendo consigo uma grande evolução no mercado fonográfico e mais um passo na história da música eletrônica.
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Assim, essa nova musicalidade mostra um lado do Brasileiro festivo, onde o mesmo busca um alívio do stress causado pelo sistema vigente como uma forma de expressar as sensações através da música moderna.
No Rio de Janeiro, festivais como a Bunker Rave e o Chemical Music Festival surgiram, se consolidando e fazendo história. Grandes clubs como a Bunker em Copacabana e o Manga Rosa e L.O.V.E. em São Paulo foram muito importantes para o fortalecimento da cena eletrônica também.
É nesse momento que Jorge compõe a peça Pequena Peça Para Mi Bequadro e Harmônico, sua primeira realização com música eletrônica. Fez também três peças intituladas Estudos Cromofônicos, que marcam o início de sua pesquisa sobre a correspondência entre sons e cores, algo que iria resultar em um livro no ano de 2011.
O disco Música Eletrônica utilizava ruído branco, feedback, loops, manipulação de fitas, vocais processados e tinha um caráter protominimalista influenciado por Iannis Xenakis, Pierre Schaeffer e Stockhausen. Valsa Sideral (1962) usa ecos e reverberação artificial e Contrapunctus Versus Contrapunctus (1962) é criada manipulando o som de fita magnética. A impactante Auto-retrato Sobre Paisaje Porteña (1969/1970) sampleia um antigo LP de tango, adicionando texturas eletrônicas e poesia sonora com vozes processadas também eletronicamente.
Em toda sua história, a música eletrônica misturou vários ritmos e sons. Chegou a hora de mesclar diferentes culturas e povos. Por mais que a música eletrônica pareça atual, com sua sonorização e mixagem computadorizada, sua história é bem antiga.
Mais experimentos com toca-discos e inovações se seguiram na década de 1930, levando ao desenvolvimento de ajuste de velocidade do som e tecnologia de som em filme e à criação de colagens de som e som gráfico. Tais tecnologias foram então utilizadas na composição das primeiras trilhas sonoras de filmes, principalmente na Alemanha e na Rússia. Em 1935, a primeira fita de áudio prática foi inventada, tornando-se um ponto essencial no desenvolvimento histórico da música eletrônica.
Na época, Jorge Antunes tinha apenas 19 anos, e estudava violino… ainda não havia começado os estudos em composição. Trabalha com eletrotécnica e radiotécnica, o que o facilitava com os conhecimentos de eletrônica.
Aqui, os compositores fazem parte do movimento artístico contemporâneo, assim, os fenômenos culturais contemporâneos são aqueles que contribuem para a formação da identidade dos indivíduos de um grupo, como movimentos culturais, de música, culinária, costumes entre outros.
Aqui, os compositores fazem parte do movimento artístico contemporâneo, assim, os fenômenos culturais contemporâneos são aqueles que contribuem para a formação da identidade dos indivíduos de um grupo, como movimentos culturais, de música, culinária, costumes entre outros.
Ele recebeu 15 cartas negativas… Mas havia uma positiva, em nome da Mangione Discos. Isso se deu graças a recomendação do maestro Francisco Mangione ao dono da empresa.
Bom a história da música eletrônica em si, começa em 1948 na França. Pierre Schaeffer acabou fazendo o Concert de Bruits (Concerto de ruídos), acabou fazendo isso na rádio a “Diffusión Television Française”, ele era dono da rádio e la eles eram sonoplastas.
O Kraftwerk – que está na ativa até hoje – foi o precursor do estilo “música eletrônica” que hoje abrange gêneros e sub-gêneros variados como o synthpop, a dance music, o techno, o house e o electro.