O mielograma é um dos exames para avaliação da medula óssea. Como a medula óssea está localizada anatomicamente no interior dos ossos, o mielograma é realizado através de uma punção óssea, seguida de aspiração, sendo realizada sob anestesia local (pode-se também usar sedação e/ou analgesia sistêmica).
Exame de Mielograma, medula óssea | a+ Medicina Diagnóstica. Não é necessário agendar o exame de Sorologia para COVID-19 (coleta realizada de seg. a sáb. das 7h às 11h30).
Em seguida realiza-se uma punção com agulha especial que pode ser no esterno (tábua óssea na região peitoral), crista ilíaca posterior e anterior (osso da bacia) e em criança na tíbia anterior (osso da perna).
Amostras de medula óssea são em geral coletadas do osso do quadril (crista ilíaca). A pessoa pode se deitar de lado, de costas para o médico, com o joelho da perna superior dobrado.
O procedimento a ser realizado é denominado biópsia e aspiração da medula óssea. A aspiração da medula óssea consiste na inserção de uma agulha no osso da pelve para retirar uma pequena quantidade do líquido da medula óssea. Na biópsia, uma agulha maior é usada para remover uma pequena porção de osso e medula.
Existem diferentes tipos de biópsias: Biópsia excisional ou incisional. Este é o tipo mais comum de biópsia, quando existe uma suspeita de linfoma. Neste procedimento, o cirurgião faz uma incisão na pele e remove todo o linfonodo (biópsia excisional) ou apenas uma pequena parte dele (incisional).