EQST

Como Feita A Cirurgia De Malformaço De Chiari?

Como feita a cirurgia de malformaço de Chiari? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é feita a cirurgia de malformação de Chiari?

A cirurgia é feita através de uma incisão na parte de trás da cabeça e do pescoço sob anestesia geral e visa a descompressão das estruturas nervosas e o restabelecimento da circulação do líquor. Essa cirurgia geralmente apresenta ótimos resultados.

Por que acontece a malformação de Chiari?

O Chiari tipo 1 é uma mal formação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça. Ocorre quando uma parte do encéfalo, chamada de cerebelo, entra no canal vertebral (Figura). Esta deformidade está relacionada a um problema na circulação do líquido céfalo-raquidiano (líquor).

O que é cirurgia de Chiari?

Cirurgia de descompressão para criar mais espaço para o cerebelo e para aliviar a pressão sobre a coluna espinhal, o que envolve uma incisão na parte de trás da cabeça e da remoção de uma pequena porção da parte inferior do crânio (e, por vezes, parte da coluna vertebral) para corrigir a estrutura óssea irregular.

Tem tratamento para Chiari tipo 1?

A malformação de Chiari é doença cujo tratamento dependente do quadro clínico, pois muitos pacientes são assintomáticos e não tem indicação de tratamento específico (às vezes há alterações em exames de imagem, mas sem relação com o quadro clínico).

Quem tem síndrome de Chiari?

Na Malformação de Chiari Tipo I os pacientes apresentam um volume menor da parte posterior da cabeça(região occipital). Isto faz com que parte do cerebelo fique apertado e comprima os nervos da cabeça fazendo também com que o liquido cerebral não circule nesta região.

Quem tem Chiari?

Os pacientes com Chiari I apresentam esta compressão numa região muito importante do cérebro chamada de tronco cerebral. O tronco cerebral é responsável por funções básicas como respiração e batimento cardíaco, dentre outras. Há relatos de piora progressiva ou mesmo morte súbita em paciente que não foram operados.

Quais os riscos da cirurgia de Chiari?

A cirurgia em geral consiste na ampliação da fossa posterior e resseccao das tonsilas cerebelares. Complicações são raras mas podem acontecer, como: lesão do tronco cerebral, lesão vascular as artérias cerebelares e fistula liquorica. Em geral é um procedimento seguro, paciente recebe alta no dia seguinte.