A ementa deve ser composta por um parágrafo que declare quais os tópicos que farão parte do conteúdo da disciplina. Deve ser limitado sua abrangência dentro da carga horária ministrada. Deve ser escrita de forma sucinta e objetiva. E deve estar de acordo com o projeto político pedagógico do curso.
Ao elaborar a ementa, deve-se observar as seguintes orientações técnicas: a) os conceitos e procedimentos essenciais da disciplina/atividade são apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo).
EMENTA DA DISCIPLINA ✓ É o resumo dos temas a serem abordados e das finalidades do trabalho na disciplina, evidenciando a relação deste com a proposta pedagógica estabelecida no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PLANEJAMENTO E PLANO DOCENTE? PLANEJAMENTO é algo subjetivo, pensado, podendo ficar no campo das ideias ou, até mesmo, ser rabiscado, anotado. PLANO DOCENTE é algo mais concreto e sistematizado, ou seja, é a concretização do que se pensou no planejamento.
Pode ser subdividido em plano de curso, plano de unidade e plano de aula (VASCONCELOS, 2000). O primeiro refere-se à sistematização da proposta geral de trabalho do professor em uma determinada disciplina ou área de estudo; pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que for oferecida a disciplina.
O planejamento visa determinar de maneira antecipada quais são os objetivos e como se deve fazer para alcançá-los. ... Mas mesmo, assim existe um planejamento, sabendo-se nesta vertente que muitos professores ainda improvisam, negligenciam sua prática educativa para a realização de suas atividades em sala de aula.
Se tratando da escola, o planejamento visa indicar as ações e práticas que devem ser utilizadas durante o processo de ensino. ... No âmbito governamental, o planejamento educacional possui um papel fundamental, de delinear as diretrizes e metas das políticas educacionais em todo Brasil.
Ou seja, a política educacional está acima do planejamento, na medida em que se planeja para implementar determinadas políticas. Dessa forma, pode-se dizer que a política educacional passa a conceber o planejamento com o objetivo de que os resultados das metas implementadas ao sistema de ensino sejam alcançadas.