O resumo expandido tem, no máximo, 4 ou 5 páginas. Isso varia conforme as regras de submissão das universidades e dos eventos científicos. Devem constar no resumo expandido: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências.
O resumo deve abordar 5 tópicos principais: 1) a questão abordada; 2) a metodologia; 3) o estudo de caso; 4) resultados e 5) conclusões e discussões. Minha sugestão é que você divida seu resumo em no mínimo três parágrafos, e no máximo em 5 (ou 6, se você quiser incluir uma discussão sobre o assunto).
4 passos para fazer um bom resumo
Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem. É um texto curto com as principais informações e ideias de um artigo ou outro documento.
1- A introdução do resumo expandido deverá conter a delimitação do tema, a problemática, os objetivos, o referencial teórico e método. Isso fará com que o leitor do resumo decida se a apresentação do trabalho é pertinente ou não.
O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. 3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.
O resumo é o trabalho científico que traz, de acordo com a NBR 6028 da ABNT, a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. ... Há ainda o resumo expandido, que é mais extenso e estabelece comparações com conteúdos de outros autores.
O artigo é um texto elaborado a partir de um tema sujeito a opiniões controversas, exemplo Homossexualismo e Homofobia, e contêm a opinião do autor; enquanto que a resenha trata-se de um texto crítico feito a partir da leitura e compreensão de outro texto, obra, livro, filme.
Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).
Qual a diferença entre resumo e resenha? Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado. ... Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.
O que distingue as duas é que uma contará com a opinião de quem a escreve, enquanto a outra atua apenas como um resumo mais detalhado de determinada obra. Avalia e julga obras culturais como filmes, livros e peças teatrais, bem como trabalhos acadêmicos.
O que muita gente não sabe é que existe uma pequena diferença entre os resumos e fichamentos. Enquanto o primeiro tem a função principal de sintetizar e reunir as principais informações, o outro aproveita as citações do texto para desenvolver e completar o pensamento do autor com suas próprias conclusões.
O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos e expor uma análise crítica de determinado texto. No fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.
Como sugere o nome, fichamento é dispor algum conteúdo em fichas. No caso, criar anotações sobre textos ou livros em uma ficha, a fim de organizar informações sobre a obra.
Fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.