EQST

Como Fazer Um Resgate Em Altura?

Como fazer um resgate em altura?

4 Dicas de como fazer um resgate em altura

  1. Garantir sua própria segurança. Antes de fazermos um resgate em altura, é importante entender que alguém que está em perigo não está capacitado para resgatar um outro alguém em situação semelhante ou pior. ...
  2. Não agravar lesões. ...
  3. Revise a segurança. ...
  4. Simplifique.

O que é auto resgate em espaço confinado?

É quando você pode se auto-resgatar por seus próprios meios e pode usar equipamentos adequados que permitirão sua saída com segurança. Para isso, o auto-resgate requer que o trabalhador pare imediatamente o que está fazendo e saia do espaço confinado o mais rápido possível utilizando os meios disponíveis.

Quem realiza o salvamento em altura?

É toda e qualquer ação realizada pelo bombeiro para minimizar, prevenir, ou isolar as possibilidades de acidentes pessoais em uma operação de salvamento.

O que significa salvamento terrestre?

Atividade clássica do CBMMG, conceituada como atividade de salvamento realizada em terra com o objetivo de resgatar vidas humanas, salvamento de patrimônio e animais, prevenir acidentes e recuperações diversas.

O que estabelece a nr-35?

A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. Ou seja, ela garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.

Qual o conceito de trabalho em altura?

A NR 35 define trabalho em altura como qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo, podendo ser executada por qualquer profissional que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas.

O que precisa para trabalhar em altura?

Os principais EPIs para a realização do Trabalho em Altura são:

  1. Trava-quedas;
  2. Cinto de Segurança tipo Paraquedista ou Cinto de segurança tipo Alpinista;
  3. Capacete com jugular;
  4. Talabartes ajustáveis;
  5. Talabartes simples;
  6. Talabarte Y;
  7. Botinas de segurança;
  8. Óculos de segurança;

Quais são as condições impeditivas para trabalho em altura?

Como o não uso do EPI, por exemplo, a não observância a riscos adicionais ou as demais normas de segurança. Trabalhador sem qualificação para realizar esse tipo de atividade, condições meteorológicas adversas como ventos fortes, chuvas, entre outros fatores.

Como calcular a zona livre de queda?

  1. Considera-se o comprimento da corda, desde o ponto de ancoragem até o ponto de instalação do trava-queda e extrai-se o percentual de alongamento indicado pelo fabricante. Ex.: Distância do ponto de ancoragem da corda até o trava-queda = 10 m. Alongamento da corda indicada pelo fabricante = 2%
  2. E = 10 X 0,02 = 0,20 m.

Como fazer uma linha de vida na escada?

Instale a fita Eureka no topo da escada de acesso que será utilizada na realização da atividade. Em seguida, instale a linha de vida, passando a corda pelo mosquetão da fita Eureka, lembrando-se sempre de passar a sempre de trás para frente. Depois, deve-se fazer um nó com a linha de vida no primeiro degrau da escada.