Existem três tipos de esgoto: os domésticos, os pluviais e os industriais, para os quais são necessários sistemas específicos para cada tratamento em virtude de cada um deles conter resíduos diferentes.
Inicialmente, o tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da sólida. Nessa primeira etapa ocorre a remoção de materiais grosseiros, como objetos sólidos (papéis, plástico e outros), areia e gordura. O sistema é composto geralmente por peneiras e grades, responsáveis pela retenção desses materiais.
Resposta. O tratamento de esgoto é importante para manter a água limpa e nosso meio ambiente limpo. E não jogar lixos nas enchentes.
Quais são os serviços de saneamento básico?
O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.
O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Mesmo que a água já tenha sido filtrada, o ideal é purificá-la com a fervura. Esse método é capaz de matar a maioria dos parasitas e das bactérias presentes na água. Para esse processo, você vai precisar de uma lata de alumínio e uma fogueira. Ferva a água por cerca de dez minutos e depois a armazene em um recipiente.
Confira como fazer o tratamento correto com água sanitária para cada finalidade: – Água para beber: Para tornar a água potável, é preciso adicionar duas gotas de água sanitária para cada litro e esperar meia hora antes de usar.
O clorimetro é um tipo de aparelho utilizado para medir a quantidade de cloro em uma determinada amostra de água. O aparelho para medir cloro realiza uma medição precisa de nível de cloro total ou cloro livre. Esse tipo de equipamento foi criado para que essa análise seja prática e possa ser realizada até diariamente.
No nosso meio, utilizaremos o ppm para determinar a quantidade de cloro presenta na água da piscina, para determinar o pH da piscina, para determinar a alcalinidade da piscina e mais algumas outras coisas importantes. ... 3 ppm significa que são 3 partes de cloro para cada 1 milhão de partes de água.