VEJA OS 9 PASSOS DE COMO FAZER UM ESBOÇO DE PREGAÇÃO
O sermão textual é construído com base no que a Bíblia, como um todo, fala sobre as palavras-chave do texto lido. A argumentação não fica presa ao texto lido, mas sim em sua divisão por palavras-chave. O conhecimento do assunto proposto pelo pregador, pensando na Bíblia como um todo, é fundamental.
O sermão textual é estruturado a partir de um texto escolhido. Desenvolve-se um tema com as divisões desse texto. Geralmente se trabalha com uma pequena porção de texto e depois se segue fazendo a divisão lógica e natural dele. É o sermão cuja divisão baseia-se no texto.
A ESTRUTURA DE UM SERMÃO
Os três tipos são:
O Sermão Temático é um dos mais fáceis de serem pregados, e por isso é ideal para quem está começando a pregar a Palavra de Deus. Diferente do Sermão expositivo, ele não exige muitos argumentos em cima da passagem. Um exemplo de tema sobre Sermão Temático é: O Verdadeiro Amor de Deus.
No sermão temático, o pregador determina o assunto que deseja e então busca os textos bíblicos para formar as divisões principais que vão apoiar o assunto escolhido. Em outras palavras, primeiro vem o tema, depois vêm os textos bíblicos.
Há basicamente três tipos de sermões. Os mais comuns são o temático, o textual e o expositivo. O Sermão temático é um sermão mais livre. Estabelece-se um tema (uma frase), um texto base e dois, três ou quatro pontos para o desenvolvimento da mensagem (início, meio e fim).
Homilética Auto atividade do Capitulo 6 1 – Quais os tipos de sermão que você aprendeu? Sermões temáticos, sermões textuais, sermões expositivos.
Significado de Sermão substantivo masculino Discurso sobre um tema religioso proferido pelo sacerdote, geralmente durante a missa; pregação, prédica. [Figurado] Fala que repreende, censura, reprova uma ação ou comportamento de alguém; repreensão: minha mãe me passou um sermão sobre andar sozinha à noite.
1. Discurso sobre assunto religioso pronunciado no púlpito. 2. Prática feita a alguém com um fim exclusivamente moral ou virtuoso.
Significado de Pregação substantivo feminino Ação de pregar, de discursar sobre um tema religioso; sermão. Esse discurso de conteúdo religioso; prédica.
Dicas de como preparar uma pregação ou sermão bíblicos?
Pregador não é uma pessoa acomodada na vida. Muito pelo contrário, é uma pessoa que ama aprender coisas novas e recolher aprendizados de tudo. A cada momento que você passa no seu dia, a cada conversa que você tem com alguém. É exatamente ali que você pode aprender algo novo.
Significado de Pregador substantivo masculino Aquele que faz pregação; orador sacro. [Popular] Pessoa que gosta de ralhar, advertir, admoestar, censurar.
Ensinar (di. dá sko) difere de pregar no sentido de que quem ensina faz mais do que proclamar algo; ele instrui, explica, mostra as coisas por meio de argumentos e oferece provas.
O pregador é o vendedor que elogia e demonstra a beleza de cada pérola para que queiramos adquiri-las. O pastor é o artesão que nos ajuda a montar e consertar cada pérola do nosso colar.