Para prepararmos a versão caseira do Soro Fisiológico para lavagem nasal basta:
A solução injetável de cloreto de sódio 0,9% é utilizada para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. A solução também e utilizada como repositora de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.
Sim, Solução fisiológica e soro fisiológico significam a mesma coisa, tratam - se apenas de formas diferente de se referir ao mesmo produto. Nesse sentido, o soro fisiológico possui muitas aplicações na área da saúde, dentre elas podemos citar: nebulização e limpeza de ferimentos.
O soro fisiológico é uma solução salina, isotônica em relação aos líquidos corporais, estéril e com aplicação em medicina. Contém 0,9% de NaCl (cloreto de sódio) em massa, dissolvidos em água destilada, ou seja, em 100ml de solução aquosa encontram-se presentes 0,9g do sal.
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
Como fazer 1 copo de soro caseiro de 200 ml
A receita básica, de 500 ml da solução, é bem simples de fazer e requer poucos ingredientes básicos que são fáceis de se encontrar em casa:
O soro caseiro é uma solução à base de água, sal e açúcar que pode ser feita em casa e serve para o tratamento e para a prevenção da desidratação nos pacientes com quadros de diarreia e/ou vômitos.
Tome bastante líquido (cerca de 2 a 3 litros por dia). Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.
O soro feito com os sais de reidratação oral, distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde, deve ser dado a crianças com diarreia (desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas) e vômitos, para prevenir a desidratação.