Olá, pessoal! Vocês já pararam para pensar na importância de escolher o piso certo para a sua casa? Acredite, isso faz toda a diferença! Hoje eu vou falar sobre pisos de cerâmica, um dos materiais mais populares e versáteis do mercado. Mas como escolher a melhor opção? Será que todos os pisos de cerâmica são iguais? Vamos descobrir juntos!
O piso cerâmico vem ganhando destaque na decoração dos lares com o tempo, se popularizando nos últimos anos. Disponível em uma quantidade muito grande de tipos e tamanhos, a cerâmica é versátil e atende os mais diversos gostos.
Como já dissemos, existem vários tipos de piso cerâmico disponíveis atualmente no mercado. A preferência mais comum é pelos modelos de cerâmica para piso mais claros, que lembram os pisos vinílicos, pois são consideradas mais “neutras”, mas a diversidade vai além das cores.
Os pisos frios, como porcelanatos e pisos cerâmicos podem ser lavados com água em abundância, o que muitas vezes é visto como uma vantagem desse tipo de revestimento, principalmente para áreas que têm muito uso.
Outros pisos demandam mão de obra especializada e podem levar mais tempo na instalação, principalmente aqueles que exigem assentamento sobre contrapiso, como porcelanatos, cerâmicas, granitos e outros.
A cor do piso de cerâmica pode influenciar muito na decoração do ambiente. Para escolher a cor certa, leve em consideração o tamanho do espaço e a quantidade de luz natural que ele recebe. Ambientes pequenos se beneficiam de cores claras, que dão a sensação de amplitude. Já ambientes grandes podem receber pisos de cores mais escuras, que trazem aconchego.
Também é importante considerar que o tipo de instalação influenciará diretamente no preço final do produto, portanto além de mensurar o custo do material, a mão-de-obra da instalação também deve ser contabilizada.
Como nem tudo é perfeito, o piso cerâmico também apresenta alguns pontos fracos. Entre eles, o próprio isolamento de temperatura pode ser desvantajoso em épocas de frio. Por isso, talvez seja mais estratégico usar a cerâmica apenas em lugares em que as temperaturas são altas o ano inteiro.
Ambientes residenciais costumam ter maior variedade de tipos de piso, já que detêm menos tráfego e menores cargas do que ambientes comerciais, possibilitando uma grande diversidade de pisos.
Esse é um dos tipos de piso mais caros do mercado, pois geralmente são feitos com madeira de lei.
Praticidade é a palavra chave para escolher a cerâmica para cozinha. Prefira modelos acetinados, fáceis de limpar no dia a dia e que não manchem. Assim você consegue deixar sua cozinha impecável!
Se você não concorda com os termos deste disclaimer, recomendamos que você não utilize este site. Se tiver alguma dúvida ou preocupação sobre este disclaimer, entre em contato conosco através das informações de contato fornecidas no site.
Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).