Na década de 1980 o Brasil era considerado um país jovem, ou seja, com a base da pirâmide (idades entre 0 a 19 anos) mais larga, com maior número de pessoas que as demais faixas da pirâmide, a transição que ocorre nos seguintes 35 anos, até 2015, onde a maior faixa é a adulta, é devido ao aumento da expectativa de vida ...
Evolução da Pirâmide Etária Brasileira Em 1980, faixas de idade inferiores ainda eram maiores que as superiores. Em 2005 há uma ligeira alteração neste quadro. A faixa etária dos jovens cai para 46,5% do total, enquanto a de adultos sobe para 46,4% e a dos idosos sobe para 7,1%.
Resposta. Em 1980 a população idosa era relativamente menor, sendo que a maioria dos brasileiros eram adultos. Em 2010, constatou-se que a população idosa é maior que a adulta.
Resposta: Que tem mais quantidade de mulheres de todas as idades do que os homens. Explicação: Isso representa para o governo, que as mulheres estão tendo menos filhos masculinos, no entanto, antigamente as mulheres tinham mais filhos masculinos do que femininos.
A pirâmide de 1960 apresenta um aspecto triangular, indicando que o percentual de jovens no conjunto da população era alto nessa década. ... O envelhecimento de uma população representa a diminuição proporcional da população mais jovem do país, por isso, na pirâmide de 2010, a diferença da base para o topo foi reduzida.
Resposta. Resposta: O topo da pirâmide houve um crescimento da participação dos idosos com 65 anos.
Verificado por especialistas. A pirâmide etária brasileira entre os anos 2000 e 2010 apresentaram as principais mudanças demográficas a seguir: ... Aumento do topo da pirâmide, indicando aumento da expectativa de vida populacional, em decorrência de melhorias sanitárias e maior atenção à saúde pública.
O motivo da maior parte da população brasileira se concentrar no litoral, se deve ao processo de colonização dos portugueses que chegaram inicialmente no Brasil fundando cidades e fortes ao longo do litoral com o objetivo de proteger seu território de invasões.