A metodologia do Orçamento por Resultados (OpR) corresponde a uma forma de elaborar programas com foco nos resultados. Além de padronizar seu formato, ela facilita e torna mais claros os processos para seu monitoramento e avaliação e contribui para aprimorar a alocação dos recursos orçamentários.
Orçamento de investimentos Esse tipo de orçamento tem profunda ligação com o planejamento estratégico do negócio, pois define em quais áreas as disponibilidades serão investidas para atingir os objetivos documentados e quanto será destinado a cada área.
O OpR é uma metodologia utilizada para a elaboração e execução de programas e também permite o monitoramento e avaliação de seu desempenho com foco nos resultados esperados e naqueles efetivamente alcançados pelo Governo.
Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física. ... O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão.
O principal objetivo é estabelecer metas e objetivos, podendo assim acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário.
O planejamento orçamentário tem como função planejar as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos que sua empresa possui e prevê para os próximos meses ou anos.
O Orçamento pode ser definido como um plano financeiro de uma Administração, por meio do qual, para um período determinado de tempo, são previstas suas receitas e fixadas as correspondentes despesas.
Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). ... Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro.
» Função distributiva: distribuição, por parte do governo, de rendas e riquezas, buscando assegurar uma sociedade menos desigual, tal como a destinação de parte dos recursos provenientes de tributação ao serviço público de saúde.
Orçamento de caixa é a previsão para um determinado período futuro do fluxo de entradas e saídas de dinheiro na empresa. ... Isto, pois, uma empresa realiza uma série de atividades cíclicas que começam e acabam pelo caixa (compras, produção, vendas, cobrança, pagamentos).
No orçamento de caixa ou financeiro, as entradas e as saídas são consideradas visando à projeção dos saldos de cada mês, ou simplesmente, projeção do fluxo de caixa do período orçamentário.
Representa o valor em dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. Ou seja, o quanto você precisa ter de reservas de dinheiro para pagar suas contas até receber dos clientes.
Significado de Orçamento Estimativa que se faz com o intuito de saber o custo de alguma coisa: o engenheiro fará o orçamento da casa. ... Etimologia (origem da palavra orçamento). Orçar + mento.
Em um momentos conturbados, tanto política quanto economicamente, a projeção orçamentária tornou-se um recurso indispensável para um budget ajustado. ... Além disso, com o orçamento projetado é possível planejar as vendas, investimentos, volumes e custos, assim como projetar o fluxo de caixa da empresa de uma forma geral.
São eles:
O planejamento é um fator crucial para o sucesso e continuidade de qualquer empresa no mercado. Como uma relevante etapa do planejamento, está o orçamento empresarial. ... Os tipos são o orçamento estático, orçamento flexível, orçamento base zero e controle matricial, dentre outros.
Iniciando pelo modelo tradicional ou clássico.
Técnicas Orçamentárias ou Tipos de Orçamento Público Dentre os diversos tipos de orçamentos que o Estado pode realizar, podemos citar: ◊ Orçamento de base zero; ◊ Orçamento tradicional; ◊ Orçamento de desempenho; ◊ Orçamento-programa; ◊ Orçamento participativo; ◊ Orçamento incremental.
Já o orçamento flexível considera a maioria dos custos como variáveis e não pré-fixados com base em estimativas definidas de produção e vendas. É uma modalidade de orçamento empresarial que permite a variação dos recursos disponíveis para despesas, investimentos e outros custos, de acordo com os resultados obtidos.
Diferentemente do estático, o Orçamento Flexível oferece uma margem de manobra nos orçamentos de custos, despesas e investimentos a partir dos volumes de produção ou vendas. Num cenário de aumento de vendas, por exemplo, é possível gastar proporcionalmente mais com comissões, impostos, matérias-primas…
O conceito de orçamento corrigido é o ajuste do orçamento original, de forma automática, sempre que houver alteração de preços em função de inflação.
Um orçamento flexível revelaria em que ponto está às diferenças entre as atividades do orçamento geral e as atividades reais. A comparação entre o orçamento flexível e o orçamento geral mostra que a queda de volume em 1.