EQST

Como Dividir Em Fraçes Parciais?

Como dividir em frações parciais?

Em álgebra, Decomposição em frações parciais ou Expansão em frações parciais é um método que permite decompor expressões racionais, isto é, quocientes de dois polinômios, em uma soma de frações mais simples, chamadas frações parciais.

Quando usar frações parciais?

O método das Frações Parciais é usado para decompor funções racionais em formas mais simples, normalmente objetivando processos mais simples de integração ou obtenção de transformadas inversas de Laplace.

Como resolver integrais parciais?

Para resolvermos integrais de forma geral deste tipo, precisamos escrever r(x) = g(x) h(x) como soma de fraç˜oes parciais, ou seja, r(x) expresso como uma soma de fraç˜oes, cujos denominadores s˜ao fatores irredútiveis de h(x).

O que é expandir uma fração?

Quando partimos de uma fração para encontrar outras equivalentes através da ampliação, todas as frações resultantes têm numeradores e denominadores maiores que a original, é por isso que dizemos que elas são ampliadas.

Como integrar por substituição?

A ideia básica da integração por substituição é fazer uma troca de uma parte da função(x) por uma variável simples(u), possibilitando a integração. Após a equação ser integrada substituímos a variável simples pela parte substituída. Se tomarmos u=x2+1, então =2x, o que implica du=2xdx.

Como separar uma fração?

O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores. Por último, simplifique as frações se necessário.

Como ampliar uma fração?

1º passo: multiplicar os denominadores, formando o novo denominador. 2º passo: multiplicar o numerador da primeira pelo denominador da segunda e multiplicar o numerador da segunda pelo numerador da primeira. 3º passo: efetuar as operações indicadas entre os numeradores.

O que é decompor uma fração?

Decomposição de frações Para decompor um número, dividimo-lo em partes mais pequenas. As frações, tal como todos os números, podem ser decompostas de várias formas.

Como calcular a integral de uma constante?

A integral de uma constante k é a própria constante k multiplicada pelo x mais c.

Como se lê uma integral?

Como se lê? A área A é a integral da função f(x), no intervalo [a,b], onde ∫ é o símbolo de integral, f(x) é o integrando, dx é a diferencial ou variável independente de integração e a e b são os limites de integração inferior e superior, respectivamente.

Para que serve a integração por substituição?

A integração por substituição é essencialmente o inverso da regra da cadeia para derivadas. Em outras palavras, ela nos ajuda a integrar funções compostas. Encontrar primitivas é basicamente realizar o "inverso de uma derivação".

Como saber se integral por partes ou por substituição?

Essa técnica é mais útil quando temos um produto de funções diferentes, como por exemplo, logaritmo multiplicado por função trigonométrica, exponencial multiplicada por polinômio, e assim por diante, sendo uma delas fácil de integrar e a outra mais fácil de derivar.