A limpeza concorrente é aquela realizada enquanto o paciente encontra-se no apartamento, nas dependências da instituição de saúde. A limpeza terminal é realizada após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência.
Primeiramente, a concorrente é a higienização diária, com o objetivo de diminuir os riscos de infecção. A tarefa é realizada duas vezes por dia ou sempre que surgir alguma necessidade. De fato, cada instituição tem a sua rotina específica.
=> Limpeza: é a remoção da sujidade de qualquer superfície, reduzindo o número de microrganismos presentes. Esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado antes da desinfecção e/ou esterilização.
Ações para manter o ambiente de trabalho limpo Estipular um local adequado para fazer a armazenagem destes itens; Não comer na mesa de trabalho, evitando assim, a proliferação de germes e insetos; Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho; Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados.
Limpeza Terminal Inclui todas as superfícies e mobiliários. Portanto, é realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, das áreas críticas, semicríticas, não críticas, infraestrutura e área comum. Deverá ser realizada ao final de cada procedimento envolvendo pacientes.