Um tipo especial de ligação covalente é a ligação covalente dativa, também conhecida como ligação covalente coordenada, que ocorre quando um único átomo fornece ambos os elétrons da ligação. Cada átomo pode potencialmente ceder apenas um par de elétrons para o outro.
Ela é chamada também pelos seguintes nomes: interação dipolo induzido-dipolo induzido, dipolo instantâneo- dipolo induzido, forças de dispersão de London (em homenagem ao físico alemão Fritz Wolfgang London (1900-1954) que relacionou essa força intermolecular ao movimento dos elétrons) ou, simplesmente, forças de ...
A força de atração intermolecular do tipo dipolo induzido-dipolo induzido pode receber outras denominações, tais como: dipolo instantâneo-dipolo induzido, interações ou forças de Van der Waals (em homenagem ao cientista holandês Johannes Diederik van der Waals (1837-1923), que desenvolveu importantes estudos sobre os ...
Os cientistas descobriram que essa habilidade desse pequeno réptil tem a ver com as forças de Van der Waals, que são forças intermoleculares denominadas assim em homenagem ao cientista Johannes Diederik van der Waals (1837-1923) que determinou as forças que se estabelecem entre as moléculas.
Como o próprio nome já diz, as ligações interatômicas são as ligações que ocorrem entre os átomos e as ligações intermoleculares são aquelas que ocorrem entra as moléculas. As ligações químicas nada mais são do que a combinação de diferentes átomos para formar moléculas de novas substâncias.
ligações intramoleculares: - ocorrem entre os átomos para formar “moléculas”; - responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos; - são elas: iônica, covalente e metálica. ligações (ou forças) intermoleculares: ... - são elas: íon-dipolo; dipolo-dipolo, dipolo-induzido e ligação de hidrogênio.