Para gestantes entre 19 e 50 anos temos o seguinte cálculo de EER: EER = EER Pré-gestacional + (8 kcal x IG em semanas) + 180 kcal Onde: EER Pré-gestacional = 354 – (6,91 x idade) + PA x (10 x Peso) + (934 x Altura) + 25 kcal sendo: idade em anos, peso em quilos e altura em metros. PA é o nível de atividade física.
Exigência nutricional é definida como a quantidade diária de um nutriente que o animal deve ingerir para alcançar determinado nível de produção.
Faça uma alimentação variada consumindo alimentos diferentes para obter todos os nutrientes. Fracione suas refeições (5 a 6 vezes por dia) e sempre respeite os horários e as quantidades prescritas. Beba 1 a 2 litros de água por dia, mas não exceda o consumo de 200 ml durante as refeições principais.
Nós nutricionistas, na assistência Pré-natal devemos orientar as gestantes a: Realizar pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer. Entre as refeições beba água, pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) por dia.
O ganho de peso na gestação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento. Nenhuma mulher deve perder peso durante a gravidez, independente do seu Índice de Massa Corporal (IMC) antes de engravidar.
Para realizar a avaliação do estado nutricional da gestante, é primeiro necessário o diagnóstico pré-gestacional, por meio do estabelecimento do IMC pré- gestacional, o qual pode ser classificado por diferentes referências, dependendo do avaliador.
Para classificação do GPG, utilizamos como referência o IMC pré-gestacional, segundo os critérios do IOM, que recomenda ganho 12,5 a 18kg para mulheres com baixo peso, 11,5 a 16kg em mulheres com IMC normal, 7 a 11,5kg nas mulheres com sobrepeso, e 5 a 9kg nas obesas.
Para avaliar o estado nutricional da gestante, é necessário a aferição do peso e da estatura da mulher, além do cálculo da semana gestacional. Com esses dados, será determinado o estado nutricional da gestante, tendo como critério prioritário a classificação do IMC por semana gestacional (BRASIL, 2012).
Como é calculado o peso ideal para cada semana?
Assim, avaliar o estado nutricional no início da gestação é imprescindível para se detectar gestantes em risco nutricional, seja com anemia, baixo peso ou sobrepeso/obesidade, projetar risco de resultados gestacionais adversos, determinar recomendações adequadas de ganho de peso e realizar orientação nutricional ...
O IMC é calculado dividindo-se o peso do indivíduo por sua altura ao quadrado, conforme a fórmula abaixo:
Para calcular a gordura corporal se usam equipamentos de bioimpedância, como balanças, que conseguem avaliar de forma simples o peso, a quantidade de água, músculo e gordura do corpo e, a medição deve ser feita em jejum ou no mínimo 1 hora após uma refeição leve, como uma salada.
O seu percentual de gordura representa a parcela do seu peso que é composto por massa gorda. Para achar a massa magra, é necessário subtrair a massa gorda do peso total.
Para calcular porcentagem de desconto basta você pegar o valor sem desconto (V) do produto e multiplicar pela porcentagem (%). Para obter o valor final com desconto (Vf), pegue o valor sem desconto (V) e subtraia pelo resultado da conta anterior, que é o valor descontado (Vd).
Divida o preço da oferta por um, menos o percentual de desconto. Por exemplo, R$15,00 dividido por 0,75 é igual ao preço original de R$20,00.
Porcentagem (3) - Como calcular acréscimo ou diminuição