5 Primeiros passos para fazer um bom cálculo de muro de arrimo
Mistura-se o solo com o cimento e um pouco de água e coloca-se essa massa nos sacos, logo após posiciona-se os sacos para formar as “fiadas” (camadas) que depois são bem socadas, cobertas por outra fiada e assim sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.
concreto armado
Talude de Jusante: Superfície inclinada do maciço que não está em contato com a água do reservatório.
Esse método representa uma solução mais segura, visto que se pode controlar a qualidade do maciço e a posição da linha freática pela construção de um sistema contínuo de drenagem interna. ... Após a construção de um dique de partida, o rejeito é lançado perifericamente a montante dele, formando uma praia.
A linha freática é a fronteira superior da região por onde se processa o fluxo. É a linha de fluxo superior do meio, ao longo da qual a carga piezométrica é nula (só existe carga de elevação).
Conheça os principais tipos de barragens e suas funções!
Nesta matéria você irá conferir os tipos de barragens convencionais e não-convencionais.
Resposta: barragem convencional, de terra, de concreto.
Quais são os tipos de barragem e por que a Vale construiu a menos segura na mina Córrego do Feijão?
Barragem a jusante É a mais cara, mas considerada a mais segura. Porém, ocupa um espaço maior e provoca, já na construção, impacto ambiental com desmatamento, diz o professor Eduardo Marques.
“O de jusante é muito mais seguro, porque a barragem cresce para fora e não para dentro. A cada alteamento, a barragem vai sendo construída sobre o natural, ou seja, no solo mais firme. É claro que, com isso, a barragem usa muito mais material, portanto ela fica muito mais cara.
Os rejeitos da mineração são compostos por partículas finas derivadas da rocha explorada, e que não são aproveitados após o processo de beneficiamento. O beneficiamento é o processo responsável por extrair o mineral de interesse econômico dos demais materiais encontrados no processo de mineração.
Na atividade de mineração, existem dois tipos principais de resíduos sólidos: os estéreis e os rejeitos. Os estéreis são os materiais escavados, gerados pelas atividades de extração (ou lavra) no decapeamento da mina, não têm valor econômico e ficam geralmente dispostos em pilhas.
Algumas das aplicações mais comuns já desenvolvidas para os resíduos da mineração são:
Barragem de rejeitos é um reservatório destinado a reter resíduos sólidos e água resultantes de processos de extração de minérios. O armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais.
Por sua própria natureza, as barragens hidrelétricas têm características técnicas de projeto, construção e operação completamente distintas das barragens de rejeitos (com técnica construtiva de montante), as quais são utilizadas por empresas mineradoras.
Uma barragem, açude ou represa é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para o abastecimento de água de zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
Normalmente, tais estruturas devem ser monitoradas por meios de inspeções visuais rotineiras e análises das leituras obtidas por meio das instrumentações existentes. A inspeção visual consiste em uma verificação da integridade estrutural externa ou no interior de galerias por meio de uma equipe especializada.
Para monitorar as barragens de forma eficaz, é preciso realizar medições diárias e precisas. ... Os mais comuns são sobrecargas, comportamento anômalo do material usado para construir a barragem ou problemas com os mecanismos de drenagem, que resultam em um aumento da pressão da água e, portanto, perda de resistência.
Para se compreender esse desastre e seu significado no âmbito da Saúde Pública, há de se considerar três consequências, combinadas ou não entre si: (i) interrupção do funcionamento normal do cotidiano local ou regional, envolvendo perdas e prejuízos (materiais e culturais, econômicos e ambientais), bem como ampliação ...
Na prática, o que ocorre é um auto monitoramento feito pelas próprias empresas, que fornecem os dados à ANM. Esses contratos são de empresas terceirizadas, o que leva a um gigantesco conflito de interesses, pois essas empresas tendem a não concluir algo que seja contra o interesse das mineradoras.