Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.
Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. 2- Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte, como goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia.
Flora Utilizada pelas Jataís
Assopre a fumaça para dentro do buraco. A fumaça faz com que as abelhas achem que há um incêndio, então engolem muito mel para protegê-lo e, assim, a atenção delas é desviada de você; elas também ficam pesadas demais para ferroar. Devagar e cuidadosamente, corte um pedaço de favo com uma faca afiada.
Uma colméia considerada saudável tem uma população oscilando entre 40 e 60 mil abelhas, explica Kraft. Sua produção por florada, que dura em média 60 dias, é de 60 a 70 quilos de mel.
Antes de chegar em nossas mesas, o mel que comemos precisa ser extraído das colmeias: e essa parte é bem menos doce do que o seu sabor. O processo normal envolve extrair partes inteiras da colmeia, abri-las com facas quentes e então utilizar uma espécie de centrífuga para obter o mel.
"Para extrair o mel, 80% do quadro tem que estar operculado – ou seja, coberto pela cera que fecha os favos. Retiramos a cera, tomando cuidado para não destruir esses favos, e a guardamos para reutilizar depois". Após a colheita e a desoperculação dos quadros, eles foram colocados em uma centrífuga para retirar o mel.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
Como separar o mel da cera em banho-maria
Desde a antiguidade a cera de abelha é usada para tratar feridas e doenças de pele. Dela são preparados doces enriquecidos com mel, fortalecendo as gengivas, a limpeza dos dentes e fortalecendo o fluxo de saliva e sucos gástricos, melhorando assim o metabolismo.
Coloque fogo no jornal para produzir fumaça e injete a fumaça com uma mangueira. Quando a fumaça invadir a colmeia, as abelhas reagirão como se ela estivesse em chamas. Elas se enchem com mel e ficam tontas, o que faz com que elas parem no fundo da colmeia e resistam menos.
Como a cera de abelha derrete bem devagar na panela elétrica com água, você tem que distribuir pedaços pequenos para acelerar o processo. Quebre-os ou corte-os em cubinhos com 2,5 a 5 cm de largura. Tampe a panela elétrica e espere a cera derreter por completo.
Derreter
Se ficar muito dura é só acresentar um pouco mais de óleo para amolecer. Para servir é só pregar na entrada das colônias ou mesmo colocar nos beirais da caixa em lugar onde o sol da manhã bata bem cedo, o calor do sol faz a cera ficar ainda mais mole e cheirosa, ficando ainda mais atrativas para as abelhas.
Como usar: derreta a cera no aquecedor elétrico de modo que ela fique com temperatura ideal para a pele, sem causar queimaduras. Aplique o conteúdo na pele, friccionando o lenço, na sequência e removendo o pelo de uma só vez.
Aqueça a cera em uma termo-cera ou coloque-a em um recipiente adequado, aquecendo em banho-maria ou em fogo baixo, até obter uma consistência cremosa.
O método espanhol consiste em aplicar a cera em tiras no sentido do crescimento dos pelos sendo puxada com a própria cera pela extremidade contrária. O resultado é uma pele macia, hidratada e sem pelos de forma suave e com o mínimo de dor. Cera 100% descartada.
É só esquentar no microondas por cerca de 01:30 (um minuto e trinta segundos) variando conforme a marca do eletrodoméstico. Encoste as mãos na embalagem para ver se a temperatura está muito alta, pode queimar a pele. Quando estiver morna, passe a cera sobre a pele no sentido do crescimento dos pêlos.
Modo de Usar:
Espalhe a cera pela superfície da pele uniformemente. Estique bem a pele quando for retirar o produto. Puxe a cera na direção oposta ao crescimento dos pêlos. Após a depilação, aplique o Óleo de Limpeza DepiRoll.
Isso mesmo, qualquer resíduo de cera que fique na pele ou na roupa pode ser facilmente removido com água, basta passar um paninho com água e pronto, sai tudinho! É realmente incrível, você nunca mais vai querer outra cera de depilação.
Fazendo a limpeza Se você encontrar dificuldade, pode tentar usar uma haste de algodão umedecida com um pouco de álcool. Após isso, passe um pano na base do depilador elétrico, sempre tomando cuidado em não molhar os componentes eletrônicos.
Aplique a cera com espátula ou roll on na pele no sentido do crescimento dos pelos. Na hora de puxar você tem duas opções: utilizar ou não as folhas depilatórias. Caso prefira utilizar, coloque-a logo em seguida da aplicação da cera.