Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal. A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.
27 Passos de quadrilha para Festa junina
Além de ser uma das mais tradicionais festividades brasileiras, a festa junina é uma manifestação cultural relativa aos percursos históricos e sociais de diversas regiões do país. ... Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças.
A dança de fitas e o pau de sebo, típicos das festas juninas no Brasil, são originários da Península Ibérica. No Brasil, recebeu o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque acontece no mês de junho.
Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
As festas juninas transformam as cidades nordestinas e o espírito dos moradores que sentem uma atração e afinidade pela festa. As festas juninas são importantes para o comércio e o turismo do Nordeste. Além do valor da tradição, a venda e consumo de produtos e comidas típicos crescem bastante nessa época do ano.
Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Voltando ao nosso ponto inicial, as festas juninas estão ligadas diretamente à natureza e à religião. ... Quanto ao religioso, o mês de junho é o momento de se prestar homenagens a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.